Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Novo prédio da Reitoria é oficialmente entregue à comunidade
solenidade

Novo prédio da Reitoria é oficialmente entregue à comunidade

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira, servidores, dirigentes e autoridades acompanharam o descerramento da placa que oficializa as atividades da Reitoria na sede própria

• Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2017, 17h52
  • Última atualização em Terça, 06 de Junho de 2017, 09h06

Para marcar oficialmente o desenvolvimento das atividades da Reitoria na nova sede, aconteceu, nesta segunda-feira (05), a solenidade de entrega do prédio à comunidade. A cerimônia, que contou com o descerramento da placa comemorativa, reuniu no hall de entrada da unidade servidores e dirigentes do IFSul, além de autoridades da cidade de Pelotas.

Com a entrega da sede própria, todos os setores vinculados à estrutura da Reitoria, anteriormente localizados em cinco prédios situados em diferentes pontos da cidade, passaram a dividir o mesmo espaço físico. A proximidade entre os servidores proporcionada pelo novo prédio traz, de acordo com o reitor Marcelo Bender, um grande legado para a unidade ao permitir a otimização de tempo e a ampliação da convivência entre as pessoas.

“Estávamos espalhados em cinco prédios diferentes, não nos víamos e gastávamos muito tempo para entrar em contato com colegas de outros setores. Então, com o novo prédio, tivemos um ganho não só em termos de economia, mas principalmente de convivência”, comemora o reitor, complementando que, embora a mudança de todos os setores tenha se encerrado no final do ano passado, era um desejo muito grande da Reitoria realizar essa cerimônia para marcar um momento, segundo ele, “tão importante para a unidade”.

"Com o novo prédio, tivemos um ganho não só em termos de economia, mas principalmente de convivência" - reitor Marcelo Bender

Convidada de honra da solenidade, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, compartilhou com os presentes um relato sobre o início de sua vida profissional como professora da antiga escola técnica e destacou o crescimento do IFSul ao longo dos últimos anos. Para ela, a instituição está estreitamente ligada ao crescimento do município. “Além de continuar formando bons profissionais para fora da cidade, o IFSul cada vez mais contribui na formação de profissionais que ficam em Pelotas e fazem a diferença no município”, comentou. Em sua fala, a gestora do executivo municipal parabenizou todos os servidores do instituto pela conquista da nova sede e acrescentou que “a cara de uma instituição é dada pelas pessoas que formam ela no dia a dia”.

Uma importante economia para o IFSul

Além de permitir o desenvolvimento das atividades da Reitoria em um mesmo local, a sede própria representa também uma importante economia para o instituto. Com a entrega do prédio, a estimativa de economia anual da unidade será de cerca de 700 mil reais, levando-se em consideração os gastos diretos de aluguel anteriormente aplicados nos prédios locados.

Tanto pelo impacto financeiro quanto pelo vínculo entre os servidores, a nova sede foi um objetivo almejado por muito tempo dentro da unidade. Além de destacar o trabalho das gestões anteriores, Marcelo também citou a contribuição de todos os setores direta e indiretamente envolvidos na concretização desse projeto. Em sua fala, o gestor ainda agradeceu a presença do reitor eleito, Flávio Nunes, que, segundo ele, poderá viabilizar os recursos para dar andamento às próximas etapas de aperfeiçoamento da edificação, como, por exemplo, a implementação do projeto de climatização do prédio.

De acordo com o engenheiro e diretor de Projetos e Obras do IFSul, Elton Pedroso, além da climatização, também integra a próxima etapa de obras o projeto que prevê a construção de guaritas, a implementação do estacionamento e dos acessos e a conclusão dos itens de acessibilidade do entorno da edificação.

Convivência entre os servidores, trabalho otimizado

Servidora da Pró-reitoria de Administração e de Planejamento (Proap), Aline Gonçales comemora o compartilhamento do mesmo espaço físico entre todos os setores. Ela, que trabalhava na “casa rosa”, como era conhecido o prédio alugado pela Proap na rua José Bonifácio, comenta que o contato direto dos servidores agilizou muito o trabalho. “Antes precisávamos entrar em contato com os colegas por telefone, agora basta descer um andar para resolver alguma pendência”, destaca. Para Aline, o trabalho na nova sede pode ser resumido em dois importantes benefícios: a otimização do tempo e a diminuição de custos.

A praticidade de poder encontrar todos os setores em um só lugar é, para a servidora Luciana Madruga, a principal conquista trazida pelo novo prédio. “Antes era um transtorno quando precisávamos de algo e não sabíamos em qual prédio aquele setor ficava; agora, podemos resolver tudo no mesmo prédio”, comenta ela, destacando que a interação entre as pessoas também foi uma importante conquista trazida com a “nova casa” da Reitoria.

Fotos e texto: Greice Gomes | CCS - Reitoria

Foto do prédio: Alessandro Schwonke