Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Terceira etapa dos Jogos Intercâmpus acontece em Bagé nesta terça-feira (27)
esporte

Terceira etapa dos Jogos Intercâmpus acontece em Bagé nesta terça-feira (27)

Cerca de 180 estudantes participarão dessa etapa, competindo nas modalidades de handebol, vôlei de duplas, xadrez e judô

• Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2017, 14h08
  • Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2017, 14h09

Se vai ter esporte? E MUITO! Na próxima terça-feira (27), cerca de 180 atletas de nove câmpus do IFSul terão a cidade de Bagé como destino. Isso porque a terceira etapa dos Jogos Intercâmpus, com disputas nas modalidades de handebol, xadrez, judô e vôlei de duplas, acontece ao longo de todo o dia no Complexo Esportivo Presidente Médici, conhecido como Militão, e pela manhã na academia Judokai, localizada na avenida General Osório, nº 668. Participam dessa etapa da competição estudantes dos câmpus Bagé, Pelotas, Charqueadas, Sapucaia do Sul, Sapiranga, Venâncio Aires, Jaguarão, Camaquã e Santana do Livramento. Os Jogos Intercâmpus são classificatórios para a fase sul-brasileira dos Jogos dos Institutos Federais, que, neste ano, serão realizados em São José dos Pinhais, no Paraná.

>>> FOTOS: CONFIRA IMAGENS DA PRIMEIRA E DA SEGUNDA ETAPA EM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

LEIA TAMBÉM:

Primeira etapa dos Jogos Intercâmpus mobiliza atletas de 10 câmpus do IFSul

Intercâmpus: Equipe de futebol do câmpus Pelotas se classifica para a etapa sul-brasileira dos JIFs

Para a realização das disputas, diferentes espaços estão sendo preparados: uma quadra, com as dimensões de 36x18m, para a prática do handebol, duas quadras de 16x8m para a realização simultânea dos jogos masculino e feminino do vôlei de duplas, uma ampla sala para a prática de xadrez e uma sala em uma academia para a luta feminina de judô. A organização desses espaços e a cessão da estrutura para a realização dos jogos na cidade foram viabilizados, de acordo com o professor de educação física do câmpus Bagé e responsável por essa etapa dos jogos, Tiago Hartwig, pelo apoio direto da Secretaria Municipal de Esportes da cidade.

Comemorando a possibilidade de receber o Intercâmpus na cidade, o professor destaca que uma das grandes contribuições dessa competição para os estudantes é o legado que ela deixa na formação dos indivíduos. “Como educadores, vemos que o esporte não serve apenas para formar os alunos sobre a parte técnica e tática, mas, acima de tudo, para desenvolver a disciplina, a responsabilidade, o espírito coletivo, enfim, a parceria deles dentro e fora de quadra”, comenta. E essa característica da formação pelo esporte é, segundo Tiago, a principal meta a ser perseguida no desenvolvimento das atividades junto aos estudantes: “o que esperamos mesmo é formar cidadãos e não necessariamente atletas”, completa o docente.

Primeira e segunda etapas também realizadas com êxito na cidade de Pelotas

A terceira etapa dos Jogos Intercâmpus marcada para Bagé ocorre após as disputas realizadas na cidade de Pelotas nos dias 14 e 20 de junho. Nessas duas etapas, mais de 200 estudantes de 10 câmpus do instituto competiram nas modalidades de atletismo, vôlei de quadra, tênis de mesa e futebol de campo. Os jogos dessas fases aconteceram no câmpus Pelotas e em outros três locais da cidade que emprestaram as suas estruturas para a realização das atividades: o Sesi Pelotas, A Escola Superior de Educação Física (Esef) da UFPel e o Centro de Treinamento Rubro Negro, também conhecido como Bancário.

Na avaliação do professor de educação física do câmpus Pelotas e responsável pela organização de todo o Intercâmpus, Thiago Borges, a realização das duas primeiras etapas foi plenamente satisfatória: “todas as atividades ocorreram dentro do previsto e, para se ter uma ideia, não houve nenhuma advertência em nenhuma das modalidades, ou seja, os alunos estão vindo realmente para participar e vivenciar esses jogos, que é o mais importante”.

Para garantir a realização plena do evento, uma grande equipe de profissionais do instituto está envolvida. Exatamente por isso, Thiago destaca que até a realização dos jogos há um longo caminho percorrido, com o envolvimento incansável dos professores de educação física dos câmpus participantes, bem como de servidores dessas unidades e da Reitoria. “Para promover um evento desses existe uma grande engrenagem, e percebemos que essa engrenagem está funcionando cada vez melhor”, ressalta o docente, complementando que, a cada ano, a qualidade dos jogos se intensifica, tornando-se, hoje, um dos maiores e mais importantes eventos do instituto.

Última etapa do Intercâmpus será novamente em Pelotas

Inicialmente marcada para o dia 30 de junho, a data da quarta e última etapa do Intercâmpus, que ocorre novamente em Pelotas, deverá ser confirmada ao longo dos próximos dias. Em razão da paralisação nacional agendada para o dia 30, a organização do evento, junto aos docentes de cada câmpus participante, está discutindo se haverá mudança no calendário da competição a fim de garantir o bom andamento dos jogos, já que muitos dependem de deslocamentos intermunicipais.

Assunto(s): esporte , intercâmpus , bagé , jifs