Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do câmpus Charqueadas participam da Escola de Inverno da Maratona de Programação
tecnologia

Evento, que acontece ao longo de toda essa semana em São Leopoldo, é preparatório para a etapa brasileira de competição anual entre universidades do mundo todo

• Publicado: Terça, 08 de Agosto de 2017, 16h58
  • Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2017, 16h58

Para cinco estudantes do câmpus Charqueadas a experiência prática na área da programação está ainda mais próxima. Alunos do curso técnico integrado de informática da unidade estão participando da Escola de Inverno da Maratona de Programação 2017. As palestras, atividades e competições que integram a programação do evento acontecem ao longo de toda essa semana, na SAP Labs Latin America, em São Leopoldo, e contam com mais de 50 participantes de todo o Brasil.

O principal objetivo do evento, de acordo com o professor e coordenador de Pesquisa do câmpus Charqueadas, Vinícius Guimarães, é treinar os alunos interessados em participar da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que é a etapa brasileira do ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC), uma competição anual de programação entre universidades do mundo todo. O professor destaca que, para os alunos da unidade, o evento servirá também como preparação para a terceira fase da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

Entre as atividades previstas, o evento contará com tour pelas instalações da SAP Labs LA, empresa internacional especializada em softwares empresariais, e palestras sobre Big Data (termo que descreve o imenso volume de dados que impactam os negócios no dia a dia) e IoT (Internet das Coisas, em sua sigla em inglês, que descreve o paradigma tecnológico no qual os objetos físicos estão conectados em rede e são acessados através da Internet). Além disso, a programação conta com um aprofundamento em outros assuntos da área, como teoria de grafos, programação dinâmica, árvores de intervalos e teoria de jogos combinatórios, além de competições simuladas, discussão sobre problemas de provas anteriores e networking.

No primeiro dia de evento, os estudantes foram recepcionados na empresa que sedia a programação, fizeram um tour pelas instalações e conheceram o processo de prospecção de pessoas da SAP Labs Latin America. Em seguida, o presidente da empresa, Dennison John, e o presidente da SBC, Lisandro Zambenedetti Granville, deram as boas-vindas aos participantes.

Participam do evento representando o câmpus Charqueadas os estudantes Bernardo Moreira, Carlos Eduardo Farias, Iann Ortnau, Karolayne Recoba e Luis Fernando Nunes. A Escola de Inverno é realizada em conjunto pela SAP, pelo Instituto de Informática da UFRGS e pela SBC.