Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul marca presença na 41ª Reunião de Dirigentes da Rede Federal
gestão

IFSul marca presença na 41ª Reunião de Dirigentes da Rede Federal

Participaram da Reditec pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores de câmpus, além do reitor Flávio Nunes

• Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2017, 15h58
  • Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2017, 15h58

“Acesso, permanência e êxito”. Esse foi o tripé temático da 41ª Reunião de Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017), o maior evento voltado aos gestores da Rede Federal. Encerrada na quinta-feira (23), em João Pessoa/PB, o evento contou com mais de mil participantes de todo o Brasil. Do IFSul, participaram pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores de câmpus, além do reitor Flávio Nunes.

Com palestras, fóruns de dirigentes, relatos de experiências exitosas e mostras de trabalhos, a Reditec contou com intensa programação ao longo dos quatro dias de evento. Para o reitor Flávio Nunes, é justamente essa diversidade de atividades que permite aos participantes conhecerem melhor o que está sendo discutido e desenvolvido nas instituições de todo o país. “Além de ser um espaço único para reunir representantes de todas as instituições em torno da discussão da nossa política educacional, a Reditec é um espaço de aperfeiçoamento das nossas ações. Nas experiências exitosas, por exemplo, podemos conhecer as boas práticas implementadas em outros IFs e identificar o que já fazemos e o que podemos ajustar”, comentou.

As experiências exitosas também foram citadas pelos diretores-gerais Cláudia Schwabe e Tales Amorim como uma importante atividade da programação. “As experiências trazidas para o evento estão bem diversificadas, e a maioria traz ideias bastante exequíveis para os câmpus”, ressaltou a diretora do câmpus Lajeado. Para o diretor do câmpus Camaquã, esse espaço também foi oportuno para perceber que algumas das práticas apresentadas já são desenvolvidas de forma semelhante no instituto, indicando que a instituição está no caminho certo. De acordo com os gestores, outra contribuição trazida pelo evento está na possibilidade de identificar que, mesmo com realidades tão diferentes, as instituições da Rede passam por dificuldades parecidas, o que permite uma troca de experiências produtiva para os participantes. (Confira, no site do evento, como foram as reuniões dos fóruns regionais com diretores de câmpus).

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura, Gisela Duarte, a Reditec permite aos dirigentes discutir a gestão de processos nas suas respectivas áreas. Além das rodas de conversa temáticas, a gestora cita as reuniões dos fóruns regionais como espaços importantes para congregar as experiências de cada instituto.

Pela primeira vez no evento, a diretora de Desenvolvimento Institucional, Ana Paula Nogueira e Silva, avalia como positiva a possibilidade de conhecer colegas de toda a Rede e identificar as diferenças e semelhanças de cada instituição. “É um ganho para as instituições porque aqui podemos chegar a novas soluções para os nossos processos”, comenta ela, destacando que uma das atividades mais proveitosas para a sua área foi uma palestra do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeiras (Inep) sobre estatísticas educacionais da Rede Federal. “Foi apresentada uma plataforma de indicadores para a Rede que permite um diagnóstico apurado das nossas instituições e que poderá ser muito útil para planejar as nossas ações no IFSul”, complementa.

IFSul leva experiências exitosas na área da internacionalização

O IFSul também marcou presença na programação das experiências exitosas da Reditec. Entre mais de 250 propostas enviadas para o evento, apenas 25 foram selecionadas para serem apresentadas ao público. Dentre essas, duas são de autoria ou co-autoria de servidores do instituto: “O curso de Português como Língua Adicional/e-Tec Idiomas como ferramenta para a internacionalização das instituições da Rede Federal” e “A Institucionalização da Internacionalização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: caminhos para a sustentabilidade”. A apresentação do primeiro case foi realizada pela professora Daniele Veiras, participante do projeto, representando a autora da proposta, Lia Pachalski.

Homenagem – Na abertura solene do evento, o IFSul também esteve representado. Pela contribuição dada ao ensino profissional e tecnológico, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) concedeu a medalha de mérito Presidente Luiz Inácio Lula da Silva àqueles que se destacam na prestação de serviços à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A premiação, realizada anualmente, é dirigida a ex-reitores da Rede. Na ocasião, recebeu a homenagem o ex-reitor do IFSul Marcelo Bender Machado, que também presidiu por um ano o Conif.