Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Punhobol: copa promovida pelo IFSul integra dez escolas
esporte

Punhobol: copa promovida pelo IFSul integra dez escolas

Mais de 240 estudantes disputaram os jogos na competição organizada pelo câmpus Camaquã

• Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2017, 16h34
  • Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2017, 16h41

Um dia inteiro de esporte movimentou o câmpus Camaquã nessa semana. Mais de 240 estudantes de dez escolas públicas participaram da 3ª Copa IFSul-Camaquã de Punhobol Escolar na unidade. Além de alunos da própria cidade, estudantes de Cristal, Novo Hamburgo e Rio Grande trouxeram seus times para a competição, realizada durante a manhã e a tarde de segunda-feira (27). A Copa contou com disputas no sub16 e sub18 masculino e feminino.

Anfitrião do evento, o câmpus Camaquã também encerrou a sua participação nos jogos com vitórias. Além de ser campeão no sub18 e sub16 femininos, o câmpus também foi vice-campeão no sub 16 masculino e no sub18 masculino e feminino. As equipes campeãs receberam troféus, além de medalhas, que também foram entregues às equipes vice-campeãs. (Confira, no final da matéria, a lista completa dos resultados).

Independentemente dos resultados, no entanto, quem participou da Copa levou apenas boas lembranças. “Era perceptível nas ações e reações dos estudantes, professores, colaboradores e espectadores, a satisfação de estarem naquele ambiente saudável, mesmo sendo competitivo”, comenta o idealizador do evento e diretor-geral do câmpus, Tales Amorim. Segundo ele, os jogos transcorreram em total normalidade, com excelente nível e, especialmente, com respeito entre todos.

E se algo garantiu o sucesso da Copa foi realmente o entusiasmo e a vontade dos times de participarem. Após contato com todas as escolas que desenvolvem um trabalho voltado ao punhobol, o câmpus recebeu um retorno bastante positivo: mesmo em um período de encerramento do ano e com dificuldades financeiras enfrentadas pelas instituições, o organizador do evento conta ter ficado surpreso com a resposta obtida junto às escolas. O resultado desse engajamento foi um grande evento que, além dos 240 estudantes, contou com a participação de professores do câmpus, acadêmicos de educação física e direções, professores e funcionários de escola.

Punhobol na formação dos estudantes

Entusiasta e incentivador do esporte, Tales destaca que a principal contribuição do punhobol na escola está na formação dos jovens. “As regras oficiais do jogo, a plasticidade do mesmo e o clima que os idealizadores e entusiastas deste esporte na escola procuram empreender nos eventos potencializa e muito a construção de um ambiente de formação individual e coletiva”, ressalta o docente.

Iniciado em 2011 no câmpus Camaquã, o trabalho de divulgação da modalidade na região sul tem possibilitado a promoção de dezenas de oficinas e mini-cursos, além de eventos esportivos, como a Copa IFSul-Camaquã e o Campeonato Gaúcho de Punhobol Escolar, já em sua quarta edição.

Saiba mais

O Punhobol é um esporte coletivo precursor do voleibol, com a diferença de ser jogado em um campo de grama, com cinco jogadores de cada lado, podendo também ser muito maior do que uma quadra de vôlei. O campo é dividido ao meio por dois postes, onde é esticado um cabo ou rede. Todas as jogadas são efetuadas com o punho fechado e as defesas são feitas com o antebraço.

Confira, a seguir, a lista completa dos vencedores da Copa:

Sub18 masculino: campeão - IFRS-Rio Grande A / Vice-campeão - IFSul-Camaquã

Sub18 feminino: campeão - IFSul-Camaquã A / Vice-campeão - IFSul-Camaquã B

Sub16 masculino: campeão - EMEF Otto Laufer (Camaquã) / Vice-campeão - IFSul-Camaquã A

Sub16 feminino: campeão - IFSul-Camaquã / Vice-campeão - EMEF Otto Becker (Cristal)