Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Adeus à papelada! IFSul começa implantação do processo eletrônico na tramitação de documentos
Últimas notícias

A meta é que todos os documentos administrativos do instituto tramitem apenas eletronicamente

• Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 14h20
  • Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 14h20

Documentos impressos, pouco a pouco, deixarão de fazer parte da rotina do IFSul. É que o instituto está dando início à implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN), que prevê a tramitação de todos os documentos administrativos exclusivamente por meio eletrônico. A intenção é promover mais eficiência e sustentabilidade aos processos administrativos.

De acordo com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), a implantação deve ocorrer inicialmente com alguns documentos - a serem definidos pela Pró-reitoria de Administração e Planejamento (Proap) -, sendo, posteriormente, ampliada.

Suap

Após análise de soluções tecnológicas disponíveis, a DTI optou pela utilização do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) para garantir adesão ao PEN.

A DTI irá promover um curso de capacitação para que todos os servidores estejam aptos a utilizar o processo eletrônico. Também foi elaborado um manual para servir de consulta e auxiliar os usuários no aprendizado do módulo Processos Eletrônicos que está disponível dentro do Suap.

Os primeiros pilotos a serem implantados serão selecionados junto à equipe de gestão de pessoas e da administração e planejamento. O desenvolvimento do módulo cumpre a determinação do Decreto nº 8.539, de outubro de 2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo.

Para fazer o download do manual, acesse aqui e clique em Manual SUAP – Protocolo Eletrônico.

Sobre o PEN

O Processo Eletrônico Nacional (PEN) é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, objetivando a melhoria no desempenho dos processos do setor público, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do usuário e redução de custos.

O PEN introduz práticas inovadoras no setor público – elimina o uso de papel como suporte físico para documentos institucionais e disponibiliza informações em tempo real.

Assunto(s): documentos , papel , processo , eletrônico