Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Participantes do Encceja já podem solicitar certificação do Ensino Médio pelo IFSul
Últimas notícias

Candidatos que fizeram a prova e têm alguma unidade do instituto como instituição certificadora devem protocolar o pedido do documento segundo a Instrução Normativa 01/2018

• Publicado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2018, 13h06
  • Última atualização em Sexta, 09 de Fevereiro de 2018, 13h06

Aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) que têm o IFSul como instituição certificadora já podem se dirigir ao câmpus indicado e fazer o pedido do documento. A Instrução Normativa publicada no site do instituto estabelece os critérios tanto para a certificação do Ensino Médio como para a Declaração parcial de Proficiência das áreas do conhecimento, no caso de candidatos que não tenham obtido a nota mínima em alguma das disciplinas.

Podem fazer a solicitação aqueles que indicaram, no ato da inscrição para o Encceja, o IFSul com a instituição certificadora. Além disso, o candidato deve possuir no mínimo 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame e ter atingido no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e cinco pontos na Redação. Os interessados, ou seu procurador, já podem se dirigir ao setor de Registros Acadêmicos do câmpus com formulário próprio de solicitação preenchido e apresentar original e cópia dos seguintes documentos: boletim individual do Encceja, documento de Identificação, CPF e certidão de nascimento ou casamento.

O prazo para a emissão do certificado ou da declaração será de, no máximo, 30 dias após o protocolo e é responsabilidade do candidato acompanhar as publicações referentes ao assunto no site do IFSul.

Candidatos que queiram aproveitar os resultados parciais de outras edições do Encceja ou do Enem também podem fazer a solicitação. Para tanto, o instituto exige a apresentação do original da Declaração Parcial de Proficiência. Para o aproveitamento do Encceja no exterior aplica-se a mesma regra. O solicitante ainda terá de declarar que, nos casos em que se aplicar, está quite com a Justiça Eleitoral e com o serviço militar Obrigatório, através do próprio formulário de solicitação.