Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFSul em mobilidade internacional integram projeto no Chile
internacional

Estudantes do IFSul em mobilidade internacional integram projeto no Chile

No país, as duas estudantes do instituto passarão dez semanas participando de um programa no desenvolvimento de projetos interdisciplinares

• Publicado: Quarta, 11 de Abril de 2018, 12h38
  • Última atualização em Quinta, 12 de Abril de 2018, 09h23

O intercâmbio é um sonho para muitos estudantes: conhecer um novo lugar, ter contato com outra cultura e ao mesmo tempo ter a oportunidade de se desenvolver academicamente. Esse sonho está se tornando realidade para as estudantes Jaqueline Jardim e Natália Martins, alunas dos câmpus Pelotas e Sapucaia do Sul, respectivamente.

As meninas foram selecionadas para participar do projeto Práticas e Habilidades Interpessoais para uma Rede Voltada à Inovação na América Latina (Lapassion, na sigla em inglês) e estão atualmente na cidade de Santiago, no Chile. Lá, elas passarão dez semanas, até junho, participando de um projeto de mobilidade internacional para atuação no desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

LEIA TAMBÉM:

IFSul seleciona estudantes de três engenharias para intercâmbio na França

Projeto busca desenvolver soluções para populações idosas

As atividades têm o objetivo de desenvolver, de acordo com o edital do projeto, as habilidades interpessoais e a capacidade de inovação dos estudantes a partir do contato com outras culturas e áreas de interesse. Com o tema “Como melhorar as condições das populações que estão em processo de envelhecimento?”, o projeto ainda incentiva uma maior participação dos jovens nas sociedades em que vivem.

Jaqueline, estudante do curso de design, diz que além das evidentes trocas culturais que mobilidades internacionais proporcionam, o fato do desafio central do Lapassion se tratar de um tema social contribuiu para o seu interesse pelo projeto, pois essa é uma das suas principais áreas de interesse. “Eu gosto muito de projetos sociais, quero trabalhar nisso e ajudar no que for necessário. E vou me esforçar muito, mais ainda por estar representando o IFSul”.

Após o primeiro contato com os demais estudantes participantes dessa edição do Lapassion, as jovens já estão na fase de criação de seus projetos. Os grupos de trabalho foram formados de modo que houvesse máxima interação entre países e cursos; desta forma, Jaqueline e Natalia estão em grupos distintos, trabalhando em projetos diferentes.

Natália, estudante de engenharia mecânica, diz que estar trabalhando em um grupo repleto de diversidade é enriquecedor e desafiador ao mesmo tempo. “São culturas bem diferentes e línguas também, então é um desafio se comunicar às vezes, mas como meu grupo tem trabalhado muito, já estamos nos entendendo melhor e nos esforçando para alcançar o objetivo proposto”.

O Lapassion

O projeto Lapassion consiste em ações e práticas latino-americanas e habilidades interpessoais em uma rede orientada para a inovação do programa Eramus+, da União Europeia e da Iniciativa de Fortalecimento e Capacitação para Instituições de Ensino Superior, objetivo de parceria de diversas instituições brasileiras e de outros países, entre elas o IFSul.

Texto: Luma Costa | CCS - Reitoria

Revisão jornalística: Greice Gomes | CCS - Reitoria