Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul seleciona estudantes de três engenharias para intercâmbio na França
mobilidade internacional

IFSul seleciona estudantes de três engenharias para intercâmbio na França

Seleção para o programa Brafitec é aberta a estudantes de engenharia mecânica, engenharia elétrica e engenharia química

• Criado: Segunda, 09 de Abril de 2018, 09h30
  • Publicado: Quinta, 12 de Abril de 2018, 09h20
  • Última atualização em Sexta, 13 de Abril de 2018, 12h32

Estudantes de engenharia mecânica, engenharia elétrica e engenharia química do IFSul já podem preparar a documentação: estão abertas, até quinta-feira (12), as inscrições para o Programa de Cooperação Franco-Brasileira na Formação de Engenheiros (Capes/Brafitec). A seleção contempla três vagas para alunos do IFSul.

>>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL COM AS INFORMAÇÕES OFICIAIS DA SELEÇÃO

Com partida prevista para setembro, o intercâmbio acadêmico será de um ano. O programa de estudos, de dois semestres acadêmicos, deverá abranger realização de disciplinas e, eventualmente, também estágio em empresa ou laboratório de pesquisa. As escolas francesas participantes do programa são a École des Mines d’Alès, que receberá estudantes dos cursos de engenharia elétrica e engenharia mecânica, e a Sigma Clermont, que poderá receber estudantes da engenharia elétrica, engenharia mecânica e engenharia química.

Inscrições e seleção

Para se inscrever, os interessados devem enviar para o e-mail dai@ifsul.edu.br, até o dia 12 de abril, todos os documentos especificados no edital em formato PDF. A seleção dos estudantes será feita com base no desempenho acadêmico (70 pontos), curriculum vitae (5 pontos), entrevistas (20 pontos) e carta de motivação, em francês, sobre a importância do intercâmbio no projeto profissional do candidato (5 pontos).

Benefícios - Os alunos selecionados contarão com bolsa no exterior de € 870,00 por mês, um auxílio instalação de € 1.300,00 pagos em parcela única, seguro-saúde de € 90,00 por mês e auxílio deslocamento de € 2.510,00 para pagamento da passagem de ida e volta.

Confira, a seguir, os pré-requisitos para a candidatura:

- Ser brasileiro nato, naturalizado ou portador de visto permanente e devidamente matriculado no IFSul;

- Ter integralizado no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para seu curso (considerada a carga horária total do curso), até a data de início da missão de estudos;

- Ter, no retorno ao Brasil, pelo menos um semestre letivo a cumprir para a conclusão do curso;

- Ter coeficiente de rendimento igual ou superior a 7,0 (sete);

- Ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir do ano de 2009;

- Possuir proficiência no idioma francês nível B1 (requisito obrigatório no ato de inscrição na CAPES). Nível mínimo de proficiência em língua francesa: B1 (definido pelo quadro europeu comum de referência para línguas) certificado por testes reconhecidos internacionalmente: Test de Connaissance du Français (TCF) (obedecida validade estabelecida no documento de aprovação), DELF ou DALF. O documento de comprovação de proficiência em idioma francês pode ser apresentado até o prazo final de envio à CAPES dos nomes dos estudantes selecionados.

- Não ter sido contemplado anteriormente com bolsa de estudos no exterior, em nível de graduação, em função de programa ou projeto financiado por agência pública de fomento brasileira;

- Não ser beneficiário de outra bolsa concedida pela CAPES ou por quaisquer agências nacionais de fomento, salvo se norma superveniente dispuser em contrário.

Assunto(s): engenharia , brafitec , frança