Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Galeria Experimental do câmpus Sapucaia do Sul promove Exposição fotográfica em homenagem ao Dia Mundial do Refugiado
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Galeria Experimental do câmpus Sapucaia do Sul promove Exposição fotográfica em homenagem ao Dia Mundial do Refugiado

A exposição está aberta à comunidade acadêmica e externa até dia 12 de julho

  • Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2018, 04h01
  • Última atualização em Quinta, 21 de Junho de 2018, 04h01

A Galeria Experimental do câmpus Sapucaia do  Sul reabriu nesta terça-feira (19) com uma Exposição fotográfica em homenagem ao Dia Mundial do Refugiado. Batizada de Entre olhares a exposição vai até o dia 12 de julho e traz os trabalhos Vidas deslocadas, da fotógrafa Tânia Meinerz, e  As donas do orvalho: retratos da delicadeza no Haiti, da socióloga Pâmela Marconatto Marques.

A exposição é uma realização da Associação Antônio Vieira, Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR Brasil) e Galeria Experimental. O espaço funciona das 9h às 21h, de segunda a sexta, e é aberto à comunidade acadêmica e externa.

Pâmela é socióloga e começou a trabalhar com fotografia há dez anos, durante uma pesquisa de campo realizada no Haiti. “Antes de ir para o Haiti, tinha uma ideia totalmente errada sobre como era o país. Achava que encontraria somente pobreza. Mas, chegando lá, encontrei muita tentativa de embelezar a vida! As mulheres com os cabelos feitos, roupas limpas. As crianças preparadas para a escola. O aspecto das casas e mercados: todos coloridos!”, lembra.

Após se conhecerem em uma palestra, Pâmela e Tânia resolveram juntar seus registros fotográficos e montar uma exposição, com o objetivo de estabelecer uma relação de empatia e aproximação com os refugiados.

A Galeria Experimental tem como tema anual, até maio de 2019, a Empatia. Todas as exposições e intervenções serão relacionadas com o tema. "Entreolhares é uma proposta da Galeria Experimental para exercitarmos a reciprocidade, para exercitamos a empatia (nosso tema anual). Para haver empatia é preciso entreolhar”, analisam as coordenadoras da Galeria, professoras Stefanie Merker Moreira e Bianca Ruskowski. Na quinta-feira (21) às 10h45min, ocorrerá uma roda de conversa sobre o tema com alunos do ensino médio e também será aberta à comunidade externa.

 Sobre a Galeria

 A Galeria Experimental foi criada em 2014, com o intuito de fomentar a apreciação da arte e proporcionar um espaço de exposição para artistas locais. Esse ano é a primeira vez que a Galeria propõe um tema anual, antes disso, a Galeria trabalhava a partir de exposições diferentes em curtos períodos de tempo.

registrado em:
Assunto(s): Galeria , exposição
Fim do conteúdo da página