Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Desligamento do sinal analógico de televisores será tema de palestra no câmpus Pelotas
Últimas notícias

Atividade promovida pelo curso técnico em telecomunicações será realizada no dia 17 de setembro, às 19h
  • Publicado: Quinta, 13 de Setembro de 2018, 14h32
  • Última atualização em Quinta, 13 de Setembro de 2018, 14h32

Pelotas e outras oito cidades da região estão com o desligamento do sinal analógico de televisores marcado para 28 de novembro. Faltando pouco mais de dois meses para que o procedimento seja completado, cresce a procura por conversores e antenas externas para o recebimento do sinal digital e também por informações sobre o porquê da mudança e como fazer as adaptações necessárias.

Pensando nisso, o curso técnico em telecomunicações do câmpus Pelotas promoverá uma palestra na próxima segunda-feira (17), às 19h, no auditório Enilda Feistauer, para debater o tema e trazer esclarecimentos sobre o processo de desligamento do sinal analógico, a liberação de frequência para telecomunicações e os benefícios e desafios da TV digital.

O palestrante será o gerente de projetos do Grupo RBS, Emerson Costa. Ele é formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Direito pela PUC-RS e trabalhou na gerência de licença de serviços de radiofusão e telecomunicações pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Entenda

Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia móvel e internet 4G no Brasil.

Os beneficiários dos programas sociais do Governo (como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica) têm direito ao kit gratuito, com conversor, controle remoto e antena. Esse grupo deverá agendar a retirada do kit no site da http://www.sejadigital.com.br/home, ou pelo telefone 147, e posteriormente retirá-lo no ponto de distribuição da cidade.