Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Experiência exitosa compartilhada entre IFSul e outros três institutos é apresentada na Reditec
Últimas notícias

Replicação de capacitação nacional na área de Eficiência Energética esteve entre os projetos selecionados para servir de exemplo aos gestores de todo o país na semana passada

• Publicado: Quarta, 19 de Setembro de 2018, 15h58
  • Última atualização em Quarta, 19 de Setembro de 2018, 15h58

Com o objetivo de disseminar o conhecimento adquirido em uma capacitação promovida pelo Comitê Temático em Energias Renováveis e Eficiência Energética do programa EnergIF (SETEC/GIZ) em 2017, docentes do IFSul, IFPR, IFSC e IFC elaboraram um projeto de replicação de conhecimentos em Eficiência Energética no âmbito de suas respetivas autarquias de Ensino. A iniciativa teve abrangência regional, atingiu servidores de treze câmpus dos quatro institutos e o reconhecimento veio com a seleção para que o projeto fosse apresentado na 41ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec).

De acordo com um dos autores do projeto pelo IFSul, Marcelo Bento Terres, além da relevância de se levar aos câmpus as informações repassadas, a iniciativa segue rendendo frutos. Atualmente, um grupo de docentes do IFSul e do Instituto Federal do Paraná estão trabalhando em um projeto pedagógico de um curso de especialização pós-técnica para as áreas relacionadas, como edificações e eletrotécnica. Além disso, a mesma multiplicação local, que aconteceu na Reitoria do IFSul em abril, deve acontecer novamente em outros locais em novembro.

Segundo o artigo apresentado na Reditec, a temática da Eficiência Energética é um denominador comum para a integralização de saberes e na formação integral dos alunos dos mais diversos cursos ofertados nos IFs. Além disso, o assunto dialoga com outros temas da atualidade, como a preservação do meio ambiente e políticas de sustentabilidade, especialmente no tocante ao uso racional de recursos energéticos por parte das Instituições Federais.

O artigo foi intitulado Regionalização de Capacitação Nacional em Eficiência Energética em Edificações e foi assinado por Ana Paula Nogueira e Silva e Marcelo Bento Terres, do IFSul; Rubipiara Fernandes, do Instituto Federal de Santa Catarina; Danniella Rosa, do Instituto Federal do Paraná; Raul Fernandez Sales, do Instituto Federal Catarinense; e Roberta Hessmann Knopki da empresa Gesellschaft fuer Internationale Zusammenarbeit (GIZ).