Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Rede Federal ofertará curso de português para estrangeiros em 2016

Rede Federal ofertará curso de português para estrangeiros em 2016

O e-Tec Idiomas sem Fronteiras é uma iniciativa do Conif em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

• Publicado: Quinta, 20 de Agosto de 2015, 15h52
  • Última atualização em Sexta, 21 de Agosto de 2015, 16h10

Docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participam até sexta-feira (21), de capacitação em Português como Língua Adicional (PLA) no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O objetivo é preparar os professores para o ensino de português para estrangeiros pelo programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras. A oferta do curso de língua portuguesa será iniciada em 2016.

O curso é uma realização do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O conteúdo programático foi elaborado pelo Fórum dos Assessores de Relações Internacionais da Rede Federal (Forinter) e pelos Institutos Federais Sul-rio-grandense (IFSul) e de Santa Catarina (IFSC). A capacitação está sendo ministrada por professores do Programa de Português para Estrangeiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ao total, 40 educadores de 23 institutos federais estão sendo incentivados a refletir sobre o uso da língua portuguesa em situações cotidianas e em contextos de atuação social. Eles formarão novos tutores em suas instituições de origem.

Para a vice-coordenadora do Forinter e membro da Coordenação Nacional do e-Tec Idiomas, Lia Pachalski, o projeto reforça a promoção da internacionalização da Rede Federal. “Estamos desenvolvendo uma ação pioneira, que desperta o movimento contrário, ou seja, estamos oferecendo estrutura para que pessoas estrangeiras venham para o Brasil e aprendam o português”, disse.

Assessoria de Comunicação/Conif

Assunto(s): e-tec , conif