Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul integra campanha interinstitucional contra assédio
trabalho em rede

IFSul integra campanha interinstitucional contra assédio

A campanha “Basta de assédio nas instituições federais de ensino”, lançada pela UFPel, busca sensibilizar comunidade para o tema e criar uma normativa conjunta de atuação

• Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 09h49
  • Última atualização em Quarta, 21 de Novembro de 2018, 09h49

Um assunto sério e infelizmente ainda presente ganhará, a partir dos próximos dias, uma resposta conjunta do IFSul e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O assédio moral e sexual e o bullying são o foco da campanha “Basta de assédio nas instituições federais de ensino”, lançada em setembro na universidade. Em reunião realizada nessa segunda-feira (19), com a presença dos reitores Flávio Nunes, do IFSul, e Pedro Hallal, da UFPel, o instituto passou a integrar a campanha interinstitucional.

Além de buscar a sensibilização da comunidade acadêmica para o enfrentamento do problema, a campanha pretende levar informações conceituais, legais, administrativas e comportamentais sobre o tema, abordando desde os excessos de poder até as hierarquias e violências que constituem os assédios. Para isso, as atividades da campanha contemplarão rodas de conversa nas unidades, palestras, mesas e divulgação de materiais informativos.

No IFSul, os primeiros movimentos da campanha se darão a partir do 5º Seminário de Direitos Humanos, quando ela será lançada oficialmente na instituição. O seminário será realizado no dia 29 de novembro, no câmpus Pelotas, e contará com uma roda de conversa específica sobre o tema, envolvendo a equipe realizadora e profissionais de diferentes áreas, como psicologia e direito.

“A intenção da campanha é abrir um espaço de escuta e de fala à comunidade sobre o tema do assédio”, ressalta a chefe do Departamento de Educação Inclusiva do IFSul, Rosane Bom Husken. De acordo com a gestora, após o lançamento da proposta no instituto, a ideia é promover rodas de conversa em parceria com os Núcleos de Gênero e Diversidade (Nuged) de cada câmpus, abordando também o papel da ouvidoria no recebimento e tratamento de denúncias.

Normativa conjunta será a culminância da campanha

De acordo com a responsável pelo projeto na UFPel, Eliane Pardo, a proposta de criação da campanha surgiu a partir da necessidade de enfrentar um problema que, como define, é de saúde pública. E justamente por ser um tema bastante delicado dentro das instituições, a campanha interinstitucional nasceu com a perspectiva de abordar e atacar o problema em rede.

Mas não será apenas o aspecto formativo sobre o tema que será o foco da campanha. A proponente da iniciativa destaca que o objetivo do projeto é criar uma resolução conjunta entre as instituições de ensino envolvidas para subsidiar os setores jurídicos na condução de denúncias e casos de assédio. “Todo esse movimento de diálogo com a comunidade deverá culminar, até julho do próximo ano, na construção de uma normativa conjunta de atuação nesses casos, respeitando sempre as especificidades de cada instituição”, explica Eliane.

Assunto(s): ifsul , campanha , assédio