Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul institui seu primeiro programa de bolsas de mestrado profissional
pós-graduação

IFSul institui seu primeiro programa de bolsas de mestrado profissional

É a primeira vez que a instituição abre edital para seleção de estudantes de mestrado a serem contemplados com bolsas de pesquisa. Inscrições estão abertas até o dia 10 de dezembro

• Publicado: Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 14h51
  • Última atualização em Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 15h09

Uma iniciativa pioneira no IFSul concederá bolsas de estudo a estudantes de mestrado de quatro programas de pós-graduação do instituto. O primeiro programa institucional de bolsas de mestrado profissional do IFSul está com inscrições abertas até o dia 10 de dezembro. Das 41 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IFSul agora é um dos cinco institutos que contam com edital para pagamento de bolsistas desse nível de ensino.

>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL COM AS INFORMAÇÕES COMPLETAS E OFICIAIS DA SELEÇÃO

As bolsas serão destinadas ao desenvolvimento de pesquisa por estudantes regularmente matriculados nos programas de mestrado dos câmpus Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça e Charqueadas. Será concedida uma bolsa no valor de R$ 800,00 mensais para cada um dos quatro programas de mestrado do IFSul durante um ano. Os recursos para pagamento serão oriundos da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propesp).

Os principais objetivos do programa são despertar a vocação científica de estudantes de mestrado do IFSul, além de incentivar talentos por meio da formação qualificada desses profissionais em atividades de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação. Entre os compromissos dos bolsistas estão a apresentação, em conjunto com o orientador, do relatório semestral e final do projeto, frequência igual ou superior a 80% e apresentação de submissão de um artigo em eventos científicos e/ou periódico nacional ou internacional.

Poderão participar da seleção estudantes dos quatro cursos de mestrado oferecidos no IFSul ligados aos programas de pós-graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED – câmpus Pelotas-Visconde da Graça), em Educação e Tecnologia (PPGEdu/MPET – câmpus Pelotas), em Engenharia e Ciências Ambientais (PPGECA – câmpus Pelotas) e em Educação Profissional e Tecnológica (Profept – câmpus Charqueadas).

Inscrições – As inscrições para a seleção dos quatro bolsistas deverão ser feitas exclusivamente por e-mail até o dia 10 de dezembro com o envio de toda a documentação especificada no edital.

Uma conquista para os programas de mestrado do IFSul

A oferta das bolsas de pesquisa para mestrandos do instituto é, de acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Vinícius Martins, uma importante conquista para o IFSul. “A demanda por essas bolsas surgiu em um dos nossos programas de pós-graduação, onde identificou-se que muitos alunos eram professores da rede pública e com uma carga horária extensa de trabalho. Então, constatamos, também junto aos outros programas de pós-graduação, que a oferta dessas bolsas faria diferença para que o aluno pudesse se dedicar ao mestrado e produzir mais”, explica o pró-reitor, complementando que o público-alvo das bolsas “são os alunos de mestrado de baixa renda, para que eles possam se dedicar ao curso com mais tranquilidade financeira.”

Assunto(s): pós-graduação , mestrado