Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul sedia 56ª reunião do Conif

IFSul sedia 56ª reunião do Conif

Encontro ocorre nos dias 9, 10 e 11 de setembro em Pelotas

• Publicado: Sexta, 04 de Setembro de 2015, 17h34
  • Última atualização em Sexta, 04 de Setembro de 2015, 17h34

Durante três dias, Pelotas será o local de trabalho dos reitores dos Institutos Federais de todo o Brasil. As autoridades estarão na cidade na próxima semana, nos dias 9, 10 e 11 de setembro, para a 56ª reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O encontro, que será organizado entre o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e o Conif, deve contar com a presença de 41 gestores de instituições ligadas ao Conselho.

Normalmente realizada nas capitais, onde, na maioria das vezes, as reitorias estão situadas, a 56ª reunião do Conif tem como objetivo debater os rumos da educação profissional e tecnológica, bem como abordar assuntos que envolvem os institutos, seus servidores, docentes e alunos.

Para o reitor do IFSul e também vice-presidente do Conif, Marcelo Bender, a reunião do Conselho é importante, pois consolida o projeto institucional de todas as entidades participantes. Além disso, o fato de o evento ocorrer pela primeira vez em Pelotas, destaca a importância que o nosso instituto tem frente à educação profissional do país. “Essa ocasião, onde o Sul do estado será a sede do evento, representa a força de uma política de interiorização da rede e constituirá a oportunidade de apresentarmos para os outros reitores a dimensão do IFSul “, diz.

O que é o Conif?

Criado em 2009, o Conif congrega todas as Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. É uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação. Atualmente são 562 unidades implantadas em todo o Brasil, reunidas em 38 institutos federais, dois centros federais de educação profissional e tecnológica e o Colégio Pedro II.

O Conif desenvolve atividades de promoção de estudos e projetos de natureza interdisciplinar e interinstitucional, por meio de eventos como congressos, conferências, seminários e encontros. Além disso, o Conif incentiva o intercâmbio de informações e experiências entre as instituições que compõem o Conselho e também com instituições de ensino, pesquisa e extensão, entidades culturais, científicas e tecnológicas nacionais e estrangeiras; executa articulações com os diversos entes públicos e a sociedade civil organizada nas esferas federal, estadual e municipal.

Assunto(s): conif , reitoria