Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ciência e criatividade a serviço do meio ambiente
envolve ifsul

Ciência e criatividade a serviço do meio ambiente

Participantes do Envolve IFSul são desafiados a propor soluções para o uso racional da água na instituição. Projetos devem ser apresentados nesta quinta

• Publicado: Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 19h23
  • Última atualização em Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 19h23

Dois dias, 28 participantes, apenas um desafio e muitas ideias. A primeira edição do Envolve IFSul começou nesta quarta-feira (12) reunindo estudantes dos 14 câmpus do instituto em uma iniciativa que vai mobilizar os alunos em torno da proposição de ideias inovadoras para um problema desafiador. As sete equipes formadas conheceram o tema do desafio – buscar soluções para o uso racional da água na instituição – apenas no primeiro dia do evento.

Com o desafio conhecido, hora de colocar a mão na massa. Os participantes ficarão reunidos ao longo dos dois dias de evento trocando ideias com suas equipes para elaborarem projetos que unam conhecimento, criatividade e inovação. Cada equipe, sorteada no dia anterior ao início do evento, conta com quatro participantes, e todos os projetos deverão ser apresentados nesta quinta-feira, quando será eleita a proposta vencedora.

Protagonismo do estudante

“Com o Envolve, nosso objetivo é fazer com que o aluno seja ainda mais visto e ouvido. É uma forma de mostrar todo o potencial dos nossos estudantes na resolução de problemas”, explica Elisabeth Stumpf, uma das organizadoras. Segundo ela, o tema foi escolhido por representar um grande problema na atualidade e também por ir ao encontro dos objetivos do Plano de Gestão de Logística Sustentável do IFSul. Entre os destaques do documento estão a necessidade da instituição de reduzir o impacto socioambiental e utilizar o espaço institucional como meio de disseminação de conhecimento e de novas tecnologias sustentáveis.

Animado para enfrentar o desafio proposto, o estudante Matheus de Oliveira Oliveira, do câmpus Bagé, diz estar com uma grande expectativa em relação ao trabalho que desenvolverá com seu grupo. Ele conta que, estudando há pouco menos de um semestre no IFSul, suas principais motivações para se inscrever no evento foram a possibilidade de conhecer novos câmpus e de se enturmar com outros estudantes. “Não tenho nem palavras para descrever essa oportunidade. Vim de uma escola estadual e, em menos de seis meses estudando no IF, já estou tendo a chance de viajar e participar de projetos tão legais como esse. Tudo isso está superando as minhas expectativas”, comenta.

Expandir as possibilidades de aprendizagem para outros espaços é, para o reitor Flávio Nunes, um dos grandes diferenciais do Envolve IFSul. Na abertura das atividades e dirigindo-se aos estudantes, Flávio destacou que o conhecimento não deve se limitar à sala de aula: “nosso grande objetivo é permitir que vocês estejam conectados com o mundo e com a realidade que cerca a nossa vida. Então, o Envolve é uma oportunidade de prepará-los para fazer a diferença, tornando cada um de vocês cidadãos efetivos do mundo”.

Véspera do evento foi de integração entre os participantes

Com estudantes vindos de todos os câmpus do IFSul, o Envolve está sendo uma oportunidade de integração e cooperação entre os 28 participantes. Na terça-feira, após chegarem de viagem até a Reitoria do instituto, os estudantes fizeram um tour por Pelotas e conheceram o centro histórico, os muros grafitados do porto e o Laranjal. No final da tarde, a delegação foi até o câmpus Pelotas-Visconde da Graça para um piquenique com participantes do Envolve Cavg.

Assunto(s): envolve ifsul