Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de gestão automatizada dos recursos hídricos vence primeira edição do Envolve IFSul
Últimas notícias

Trabalhos desenvolvidos pelos estudantes durante quarta e quinta-feira na reitoria do instituto tiveram como foco o uso racional da água

• Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 18h16
  • Última atualização em Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 18h16

O objetivo era claro: propor soluções para o uso racional da água. Foi com esse desafio em mente que os 28 estudantes que participaram do Envolve IFSul foram divididos em sete equipes, cada uma formada por quatro integrantes. Depois de dois dias de reflexão e trabalho em equipe, as propostas de solução para o problema foram conhecidas na última quinta-feira (14), em atividade que marcou o encerramento da iniciativa que reuniu alunos dos 14 câmpus do instituto.

>>> Confira a galeria de fotos do evento

A proposta que faturou o primeiro lugar foi apresentada pelo grupo "Metamorfose", integrado pelas estudantes Isabela Ramos, Josielhe Gonçalves, Maria Castilho e Felipe Bartz. A ideia da equipe consiste em desenvolver um programa para controle e análise da quantidade de água consumida através de sensores de vazão, possibilitando identificar possíveis problemas e desperdícios, além da elaboração e divulgação de curiosidades e informações sobre a água como fundamento sustentável.

Após apresentação dos trabalhos, o reitor Flávio Nunes se comprometeu a conversar com a organização do evento e avaliar a viabilidade das propostas apresentadas. Flávio destacou a importância de os alunos sejam estimulados a pensarem soluções práticas aos problemas cotidianos.

Confira os resultados da primeira edição do Envolve IFSul

1º lugar: equipe Metamorfose

Felipe Wachholz Bartz (Camaquã), Isabela Ortiz de Tunes Ramos (Pelotas-Visconde da Graça), Josielhe Gonçalves Soares (Santana do Livramento) e Maria Castilhos da Rosa (Pelotas-Visconde da Graça).

2º lugar: equipe Pink Water

- João Pedro Knopf (Lajeado), Nayane de Castro Diaz (Novo Hamburgo), Rodrigo Mello Fiss (Santana do Livramento) e Tálissa Kelly Zimmer (Sapiranga).

3º lugar: equipes LLEJ e ACIA (empatadas) -

LLEJ: Emanuelle Amanda Marques (Passo Fundo), João Gabriel Goulart Diehl (Novo Hamburgo), Leonardo Augusto Machado Miranda (Charqueadas) e Luighi Rodrigues Cabral (Bagé);

ACIA: Andressa Costa Soares (Jaguarão), Gustavo Maurer dos Santos (Sapiranga), Julia Favaretto (Lajeado) e Matheus de Oliveira Oliveira (Bagé).

Assunto(s): envolve ifsul , ifsul , reitoria