Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul integra programação do Fórum Social Mundial Temático
fórum social mundial

IFSul integra programação do Fórum Social Mundial Temático

Em 2019, evento, que ocorre em Porto Alegre, congrega os fóruns da População Idosa, das Pessoas com Deficiência e das Diversidades

• Publicado: Quinta, 31 de Janeiro de 2019, 12h29
  • Última atualização em Quinta, 31 de Janeiro de 2019, 12h29

Com um trabalho representativo na área, o IFSul participou da 19ª edição do Fórum Social Mundial (FSM) Temático, que, em 2019, reúne, em Porto Alegre, os fóruns da População Idosa, das Pessoas com Deficiência e das Diversidades. Levando mais de cem participantes, o instituto integrou a programação com apresentações artísticas, seminários e oficina. A abertura oficial do Fórum, que contou com a presença do reitor Flávio Nunes, ocorreu na segunda-feira (28), na Assembleia Legislativa do RS. As atividades do evento se estendem até sexta-feira (1º).

Consolidando uma parceria de quatro anos com o FSM, o IFSul compartilhou novamente as experiências exitosas da instituição com os participantes do evento. De acordo com o reitor Flávio Nunes, um trabalho em diferentes frentes é realizado pelo instituto para promover a inclusão. Dentro das temáticas dos fóruns, o gestor citou como exemplo a realização de cursos de extensão de alfabetização digital para idosos, atividades de socialização entre estudantes e idosos em asilos e a realização dos cursos Ana Terra na área de cuidador de idosos, oferecido para mulheres cisgênero e transgênero e travestis em vulnerabilidade social. “Além de trabalhos como esses, temos a política de cotas para ingresso no IFSul e um importante trabalho realizado pelos nossos núcleos voltados às diversidades e às pessoas com deficiência nos câmpus, garantindo que nossos estudantes se sintam incluídos no ambiente acadêmico”.

A apresentação das iniciativas realizadas pelo IFSul em consonância com o tema do FSM evidencia, segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura Gisela Duarte, o compromisso do instituto com a missão de colocar à disposição da sociedade o que é produzido no IFSul. “Esta é uma oportunidade de mostrar ao público de que forma o conhecimento gerado no instituto chega na comunidade por meio da extensão. Estamos mostrando o envolvimento dos nossos servidores e estudantes com esses temas e o olhar sensível de cada um para colocar o produzimos em benefício desses públicos.”

Participação do IFSul no evento conta com palestras, oficina e apresentações culturais

Entre os destaques das atividades levadas pelo IFSul ao fórum estavam as palestras “A importância do afeto para os idosos” e “Um olhar sobre o idoso LGBT: curso cuidadores de idosos Ana Terra”. Na primeira palestra, a servidora Luciana Arrial compartilhou com o público a experiência de um projeto realizado em asilos de Pelotas com o objetivo de promover momentos de descontração e afeto entre os participantes. Na palestra seguinte, Lígia Maciel falou sobre os resultados e a metodologia do curso de cuidador de idosos oferecido por meio do programa Ana Terra no IFSul. O curso é uma formação inicial e continuada voltado a mulheres cisgênero e transgênero e travestis em vulnerabilidade social.

Na oficina “Inclusão e acessibilidade: desafios da contemporaneidade”, a servidora Andreia Colares compartilhou a sua experiência dentro do IFSul atuando na área. Um dos temas abordados pela servidora foi a política de inclusão e acessibilidade do instituto, cuja construção envolveu todas as unidades da instituição.

Além das palestras e oficina, o IFSul também marcou presença no evento por meio de apresentações artísticas. Contando com o apoio do instituto, um dos destaques da abertura do fórum foi o grupo musical do Círculo Operário Pelotense, que, assim como o IFSul, integra o Conselho Municipal do Idoso de Pelotas. Além disso, o CTG Carreteiros do Sul, do câmpus Pelotas, levou apresentações de danças tradicionais gaúchas para a programação do evento.