Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pelotas recebeu a 56ª Reunião do Conif

Pelotas recebeu a 56ª Reunião do Conif

Evento organizado em conjunto pelo IFSul e pelo Conif ocorreu nos dias 9, 10 e 11 de setembro

• Publicado: Sexta, 11 de Setembro de 2015, 07h05
  • Última atualização em Terça, 15 de Setembro de 2015, 10h07

Reitores dos Institutos Federais de todo o Brasil estiveram na cidade para a 56ª Reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O evento organizado em conjunto pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e pelo Conif ocorreu até o dia 11 de setembro. Os gestores debateram os rumos da educação profissional e tecnológica, bem como assuntos relacionados aos institutos, seus servidores, docentes e alunos.

De acordo com o reitor do IFSul e também vice-presidente do Conif, Marcelo Bender, esse é um momento histórico para o instituto, pois o IFSul está iniciando uma nova etapa, em uma nova sede. Durante o evento, Bender conduziu o descerramento da placa comemorativa à reunião, que também marcou a entrega da primeira etapa das obras do novo complexo que sediará a Reitoria e as pró-reitorias do instituto. Na ocasião, o reitor destacou a importância de a reunião estar ocorrendo no local onde os conselhos da instituição irão se reunir para deliberações. “Este é um bom começo para um novo IFSul”, diz.

A receptividade do povo gaúcho foi elogiada por todos. Para o presidente do Conif, Belchior Rocha, é interessante que a rede mantenha essa conduta itinerante. Pois, de acordo com ele, esse é o momento em que se conhece a realidade de cada instituto. “Espero que essa reunião seja fruto de bons fluidos”, aponta.

A pauta defendida pelos servidores da educação em greve foi levada à discussão durante a visita do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) na reunião. No espaço solicitado pelo sindicato, membros do Sinasefe-IFSul destacaram a relevância de pontuar as reivindicações da pauta grevista diante de dirigentes do Conif, cuja força política é de fundamental importância para defender a valorização da educação frente ao governo.

O que é o Conif?

Criado em 2009, o Conif congrega todas as Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. É uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação. Atualmente são 562 unidades implantadas em todo o Brasil, reunidas em 38 institutos federais, dois centros federais de educação profissional e tecnológica e o Colégio Pedro II.

O Conif desenvolve atividades de promoção de estudos e projetos de natureza interdisciplinar e interinstitucional, por meio de eventos como congressos, conferências, seminários e encontros. Além disso, o Conif incentiva o intercâmbio de informações e experiências entre as instituições que compõem o Conselho e também com instituições de ensino, pesquisa e extensão, entidades culturais, científicas e tecnológicas nacionais e estrangeiras; executa articulações com os diversos entes públicos e a sociedade civil organizada nas esferas federal, estadual e municipal.