Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Experiências de outros institutos marcam lançamento do processo de elaboração do novo PDI do IFSul
Últimas notícias

Responsáveis pelas pastas de Desenvolvimento Institucional no IFFar e IFSC palestraram na apresentação da campanha para elaboração do documento no Consup

• Publicado: Sexta, 29 de Março de 2019, 12h00
  • Última atualização em Sexta, 29 de Março de 2019, 12h00

Foi apresentado na última quarta-feira (27) o processo de elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e, para sensibilizar a comunidade sobre a importância da participação, foram convidados a diretora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Farroupilha, Nídia Heringer, e o pró-reitor da área no Instituto Federal de Santa Catarina, Andrei Zwetsch Cavalheiro. O lançamento foi feito durante a reunião do Conselho Superior (Consup) e foi acompanhado nos câmpus através da transmissão ao vivo.

Na abertura dos trabalhos, o reitor Flávio Nunes pediu apoio dos conselheiros para motivarem os colegas a participarem, lembrando que a melhor forma de realizar um trabalho que realmente reflita a vontade do instituto é a participação massiva de toda a comunidade interessada.

Considerados referência na área dentro da Rede Federal, os palestrantes convidados expuseram a experiência adquirida na elaboração dos seus próprios PDIs e responderam algumas dúvidas tanto dos presentes, quanto da comunidade que acompanhava a transmissão nos câmpus.

Andrei destacou a importância de se fazer a discussão dentro do Consup, uma vez que todos ali têm papel fundamental no processo, inclusive após a aprovação do documento final. “Tão importante quanto elaborar o plano é criar as condições para que ele saia do papel, e esse é um compromisso de todos”. Já Nídia trouxe para a discussão a importância de que seja levado em consideração o momento atual para que o PDI não seja otimista demais, mas também não se torne um documento conformista.

Além das comissões locais nas unidades do IFSul, que servirão de canal entre a comunidade e a comissão central de elaboração do PDI, a comunidade pode acompanhar e participar do processo através de um espaço no portal institucional reservado ao tema. O documento será construído coletivamente ao longo de 2019, e deverá nortear as atividades do IFSul entre os anos 2020 e 2024.