Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul irá oferecer cursos destinados a adolescentes e funcionários das casas de acolhida de Pelotas
Ações do Bem

A iniciativa vai beneficiar principalmente adolescentes que estão prestes a deixar as casas e não têm para onde ir

• Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 10h03
  • Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2019, 10h56

Clara (nome fictício para preservar a identidade da menor) tinha dez anos, morava em uma casa de acolhida só para crianças, em Pelotas, e estava prestes a ser transferida para um abrigo de adolescentes. Ela sabia que com essa mudança diminuiriam suas chances de ser adotada. Aliás, cada aniversário seu era motivo de sofrimento. A ansiedade da menina aumentava, porque ela sabia que estava cada vez “mais velha” para a adoção. Suas perspectivas de vida não eram nada animadoras. Clara tinha consciência de que se permanecesse abrigada, sem uma família, ao completar 18 anos não teria para onde ir.

Sua preocupação fazia o maior sentido, afinal, ao atingir a maioridade, de acordo com a legislação vigente, um adolescente não pode mais permanecer em uma casa de acolhida. Ao tomar conhecimento dessa realidade, um grupo de servidores do IFSul decidiu pensar em propostas que pudessem ajudar a mudar o destino dos abrigados (que, para muitos é, inevitavelmente, as ruas).

Ações do Bem

Os servidores integram o grupo “Ações do Bem”, formado por incentivo do reitor Flávio Nunes. A intenção do grupo é desenvolver uma série de projetos que ajudem outras pessoas. A ideia de contribuir com as casas de acolhida foi uma das propostas assumidas pelos integrantes.

Nesse sentido, após algumas reuniões, os servidores discerniram que a primeira ação seria a oferta de um curso de extensão de Formação Inicial e Continuada (FIC) destinado aos profissionais que atuam nos abrigos de assistência a crianças, adolescentes e idosos de Pelotas. Está prevista, na sequência, a oferta de cursos aos adolescentes, aulas de reforço escolar e outras atividades que possam melhorar a qualidade de vida de quem mora nos abrigos.

Curso de capacitação: Cuidando do cuidador

A iniciativa será desenvolvida inicialmente entre o IFSul e a Secretaria de Ação Social (SAS). Na quinta-feira (6), representantes da SAS e do instituto se reuniram no Gabinete do Reitor para discutir sobre a execução do trabalho. A proposta pedagógica prevê que o curso tenha 80 horas de duração e seja dividido em quatro módulos: Identidade Profissional; Psicologia do Desenvolvimento Humano; Saúde e Lazer e Administração das Casas de Acolhimento. Os participantes receberão certificação do IFSul.

"Os cuidadores vivenciam situações de trabalho que são emocionalmente exigentes e desgastantes. Cuidam das crianças, dos adolescentes e idosos, mas quem cuida deles? ”

Edgar Mattarredona - diretor de Relações com a Sociedade do IFSul

Segundo o diretor de Relações com a Sociedade, Edgar Mattarredona, o curso “Cuidando do Cuidador” é o reconhecimento da importância e complexidade da atividade que esses profissionais desenvolvem. “A pessoa do cuidador merece todo cuidado, porque ele atua com uma responsabilidade muito alta.  Os cuidadores vivenciam situações de trabalho que são emocionalmente exigentes e desgastantes. Cuidam das crianças, dos adolescentes e idosos, mas quem cuida deles? ”, observa o diretor.

Parceria IFSul e SAS

O secretário de Ação Social, Eduardo Zimmermann Longaray, esteve presente na reunião e expressou, imediatamente, interesse em dar apoio à iniciativa. Agora, a Secretaria irá fazer as avaliações administrativas devidas, no âmbito da Prefeitura, e, em um próximo encontro, serão encaminhados os próximos passos para operacionalizar a execução desta ação de capacitação.

Para Longaray, a iniciativa será fundamental para quem trabalha nos abrigos:  “irá aperfeiçoar o trabalho do servidor, que certamente se sentirá mais valorizado por ter uma capacitação oferecida pelo corpo técnico do IFSul e com certificado da instituição. Será um outro estágio de qualificação”, observa.

Quanto aos adolescentes, Longaray acredita que a ação lhes trará uma nova perspectiva de vida pela possibilidade de saírem das casas qualificados para um emprego. “Eles se sentem angustiados com a aproximação da saída do abrigo. Estamos otimistas em relação a essa iniciativa, e, no que se refere à Secretaria, vamos viabilizar para que se torne viável”, afirma.

Eduardo Zimmermann Longaray - secretário de Ação Social de Pelotas

O reitor Flávio Nunes destaca que o curso é o primeiro passo de um projeto que vem sendo bem pensado e articulado para atender diretamente às crianças e aos adolescentes em condições de vulnerabilidade. A expectativa do reitor é de que as atividades comecem em breve. “Esta é mais uma frente que a instituição abre para fazer a sua extensão, sua presença na comunidade e dar oportunidade a servidores e estudantes para que trabalhem com pessoas que tanto necessitam”, avalia.

Sobre a menina Clara, citada como exemplo no começo da matéria, felizmente ela foi adotada, está com 13 anos, estudando e cheia de sonhos. Aniversários para ela, agora, passaram a ser datas para celebrar a vida.

Participe do Projeto - Os servidores que sentirem desejo de participar dessa iniciativa devem entrar em contato com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) pelo e-mail: proex@ifsul.edu.br.