Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pink Floyd The Wall retoma ciclo de cinema no campus Pelotas

Pink Floyd The Wall retoma ciclo de cinema no campus Pelotas

Exibição do longa-metragem será nesta quinta-feira, às 16h

• Publicado: Quarta, 11 de Novembro de 2015, 17h43
  • Última atualização em Quarta, 11 de Novembro de 2015, 17h43

A sétima arte está de volta ao campus Pelotas. Com a exibição de Pink Floyd The Wall, nesta quinta-feira (12), às 16h, no auditório Mini 1, o Ponto de Vista – Ciclo de Cinema e Design retoma suas atividades. Sob a coordenação do professor Alexandre Assunção, o ciclo tem como objetivo promover reflexões e discussões embasadas em teorias do design, correlacionando-as com cinema e cultura. A sessão é gratuita e aberta à comunidade. Assista ao trailer do filme aqui.

O filme, dirigido por Alan Parker em 1982, é uma adaptação cinematográfica do álbum duplo The Wall, da banda britânica Pink Floyd. Sendo fruto de um trabalho intimista de Roger Waters, tanto os discos como o filme trazem a visão única do músico acerca de sua própria história. O longa-metragem acompanha um rapaz chamado Pink, que construiu uma relação estreita, mas complicada, com a mãe depois que o pai morreu na 2ª Guerra Mundial. Tornando-se um astro do rock, Pink segue com uma vida vazia e depressiva. Quando jovem, a escola e sua mãe oprimiam seu crescimento e sua arte; adulto, Pink não consegue se inserir na sociedade e não de adapta à esposa, que acaba o traindo.

A linha narrativa aparentemente básica é apenas o ponto de partida para uma profunda viagem com forte viés autobiográfico. Os sentimentos, as ideias, as ações, tudo ganha vida numa mistura de música, live-action, surrealismo e segmentos animados por Gerald Scarfe. Permeiam a trama, também, críticas sociais, políticas, econômicas e culturais. Para o Ciclo de Cinema, é a fonte de debate ideal. Ainda que produzido na década de oitenta, The Wall suscita discussões importantes acerca da sociedade e suas faces.

Para Assunção, coordenador de Ponto de Vista, é importante frisar que os filmes estão abertos a toda a comunidade, e não só para servidores e alunos do Campus Pelotas. É importante, segundo o professor, que as pessoas se interessem a participem não só como espectadores, mas como agentes ativos dentro do debate. Para completar, o filme pode ser uma bela introdução para outro longa-metragem: Roger Waters The Wall, uma nova produção que traz cenas dos shows da turnê The Wall bem como de seus bastidores. O novo projeto foi lançado este ano e já pode ser encontrado à venda. Para saber mais sobre o filme de 1982 e o Ciclo de Cinema e Design, acesse a fanpage do projeto no Facebook.