Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Gestores de liceu francês cumprem agenda no IFSul

Gestores de liceu francês cumprem agenda no IFSul

Comitiva, que passou pela Reitoria e por três campi, discutiu mobilidade docente e projetos conjuntos

• Publicado: Segunda, 16 de Novembro de 2015, 17h18
  • Última atualização em Terça, 17 de Novembro de 2015, 09h01

Com uma parceria que já perdura cinco anos, o IFSul e três liceus franceses dão novos passos para intensificar a mobilidade docente entre as instituições e promover o intercâmbio de boas práticas no currículo dos cursos técnicos de ambos os países. Em visita ao instituto desde quinta-feira (12) até sábado (14), uma comitiva do liceu Eugene Livet, de Nantes, esteve na Reitoria e nos campi Pelotas, Camaquã e Sapucaia para debater os projetos desenvolvidos por meio da parceria interinstitucional e conhecer as pesquisas realizadas pelo IFSul nas áreas de eletrônica, informática, energias renováveis e robótica.

Entre as principais definições alinhavadas está o lançamento de um edital, pelo IFSul, para a proposição de projetos a serem desenvolvidos a partir do segundo semestre de 2016. O edital, previsto para ser lançado no primeiro semestre do próximo ano, contemplará diferentes propostas elaboradas por docentes do IFSul para aplicação em instituições conveniadas de sete países parceiros do instituto.

Na passagem por Pelotas, a comitiva conheceu o novo prédio que abrigará toda a estrutura de funcionamento da Reitoria e conversou com o reitor Marcelo Bender e com a diretora de Assuntos Internacionais, Lia Pachalski, sobre a aplicação de projetos integrados ao currículo, uma prática comum nas instituições de ensino profissional europeias. Ainda na cidade, os gestores conheceram as pesquisas na área de tecnologia desenvolvidas pelo Laboratório 14 do campus Pelotas, que, por meio da parceria com os liceus franceses, possui cinco projetos em fase desenvolvimento: robótica, impressora 3D, jogo de xadrez online, lixeira seletora e aranha mecatrônica.

A visita dos franceses teve continuidade no campus Camaquã, na sexta-feira (13), onde eles puderam acompanhar demonstrações práticas de alunos da unidade na área de robótica e informática. O estabelecimento de novas parcerias também foi pauta do encontro no campus. Já em Sapucaia do Sul, no sábado (14), os gestores conheceram o funcionamento da Competição de Robótica Educacional (Cobre) e inteiraram-se de projetos colocados em prática por estudantes dos cursos de informática e gestão cultural do campus.

Em virtude dos ataques sofridos na capital francesa, as comitivas dos liceus Washington Touchard e Dhuoda, que viriam a partir desta semana, postergaram a visita ao instituto.

Na Reitoria, também receberam a comitiva do liceu Eugene Livet a vice-reitora Janete Otte, o diretor de Desenvolvimento Institucional, Mauro Cunha, o diretor executivo da Reitoria, Alessandro de Souza Lima, o coordenador de Apoio a Programas Internacionais, César Augusto Azevedo Nogueira, e a assessora do reitor, Ana Maria Geller.

Parceria de longa data

A parceria do instituto com os liceus franceses foi estabelecida por convênios desde 2010, quando o IFSul coordenou e participou do Projeto Brasil-França para o Desenvolvimento Profissional e Tecnológico. O Projeto Brasil-França estipula a cooperação técnica em várias áreas, como saúde, indústria automotiva, aeronáutica e eletrônica, gastronomia e hotelaria. A ação, articulada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e pelo Ministério da Educação da França, atende à chamada pública de Cooperação Bilateral Brasil-França e está estruturada de acordo com o protocolo estabelecido em 2008, entre os dois governos, no âmbito do ensino profissional.

Assunto(s): internacional , dai