Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Charcode e Robocharq têm início nesta sexta-feira

Charcode e Robocharq têm início nesta sexta-feira

Eventos na área de informática e robótica acontecem no campus Charqueadas

• Publicado: Quarta, 25 de Novembro de 2015, 17h09
  • Última atualização em Quarta, 25 de Novembro de 2015, 17h09

Dois eventos prometem mobilizar os aficionados por tecnologia no campus Charqueadas: trata-se do 1º Charcode e da 3ª Robocharq, que acontecem sexta (27) e sábado (28). Ambos os eventos são voltados a estudantes das áreas de informática e robótica, que participarão de diferentes desafios propostos nas modalidades competitivas. As cerimônias de abertura do Charcode e da Robocharq estão marcadas para sexta-feira, às 8h e 9h, respectivamente.

No Charcode, a competição entre as 32 equipes inscritas será em batalha virtual, maratona de programação e hackathon. Já na Robocharq, que conta com 86 equipes inscritas, as disputas serão nas modalidades seguidor de linha, labirinto, Robocharq livre e sumô.

As equipes vencedoras em cada modalidade serão premiadas com medalhas para os primeiros, segundos e terceiros lugares e com troféu para a equipe campeã. Na Robocharq, também haverá prêmios para os que apresentarem os melhores resultados em caracterização, mecânica, eletrônica e superação.

Enquanto o Charcode é promovido em formato piloto, voltado especificamente a alunos do campus Charqueadas, a Robocharq contará também com a participação de estudantes dos campi Pelotas, Camaquã, Venâncio Aires, Sapucaia do Sul, Sapiranga, Santana do Livramento e Novo Hamburgo, além do campus Rio Grande do IFRS.

Confira os detalhes de cada evento:

Charcode

Batalha Virtual - as equipes programam robôs virtuais na plataforma Robocode, em linguagem Java. As batalhas são organizadas em chaves, e vencem os robôs com melhores desempenho na arena.

Hackathon - tem duração prevista de 36 horas de programação, na qual os alunos são convidados a propor, construir e apresentar protótipos de soluções para problemas sugeridos. Nessa primeira edição, os temas para a Hackathon foram sugeridos por moradores da cidade de Charqueadas.

Maratona de programação - as equipes têm um limite de 5 horas para resolverem o máximo, e no menor tempo, dos 12 desafios de programação propostos.

Robocharq

Cada modalidade - seguidor de Linha, labirinto, Robocharq livre e sumô - possui uma ou duas categorias dentre lego, analógico e pró. No total, são sete formatos de competição.