Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Chega ao fim a Mostra de Produção
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Chega ao fim a Mostra de Produção

No encerramento do evento, destaques da 8ª JIC foram premiados

  • Publicado: Quinta, 03 de Dezembro de 2015, 09h52
  • Última atualização em Quinta, 03 de Dezembro de 2015, 10h39

 

Imagem

Três dias voltados à troca de conhecimento e experiências: assim foi a Mostra de Produção do IFSul, que teve fim nessa quarta-feira (02), no campus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG). O encerramento do evento foi conduzido pelos pró-reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Marcos André Betemps Vaz da Silva, e de Extensão e Cultura, Manoel José Porto Júnior. Na ocasião, também foram premiados os trabalhos mais bem pontuados da 8ª Jornada de Iniciação Científica (JIC), nos níveis de ensino médio e superior, de cada uma das grandes áreas de conhecimento. Confira, no final da matéria, a lista dos trabalhos ganhadores dos certificados de destaque.

As diferentes atividades oportunizadas na programação, de acordo com Porto Júnior, contribuíram decisivamente para o sucesso do evento. “Além das apresentações dos alunos, as atividades paralelas foram momentos muito importantes de troca de experiências”, avaliou o pró-reitor. Para ilustrar a diversidade da programação, especialmente da 4ª Mostra de Extensão e Cultura e do 1º Encontro de Cultura, o dirigente convidou alguns participantes a darem depoimentos sobre as atividades. Nesse espaço, os convidados compartilharam suas experiências sobre o Palco das Artes, sobre a feira de produtos orgânicos de economia solidária da Rede Bem da Terra e sobre os seminários de tecnologias assistivas e de audiovisual.

ImagemEm sua fala, Betemps agradeceu o apoio de todas as estruturas da Reitoria e dos campi envolvidos na realização do evento e anunciou novidades para a JIC do próximo ano. “Queremos ampliar a interação entre os participantes da Jornada na próxima edição reconfigurando o momento da avaliação para o formato de mesas-redondas”, comentou. Antes da entrega da premiação, o pró-reitor lembrou ainda que os trabalhos empatados na avaliação deste ano foram considerados igualmente ganhadores dos certificados de destaque.

Durante os três dias de evento, cerca de 320 projetos desenvolvidos por estudantes de diferentes campi do IFSul integraram a programação, que contou também com minicursos, palestras, seminários, mesas de troca de experiências, fóruns de cultura, exposição fotográfica e exposição de moda e arte.

 

Seminário e palestra encerraram a programação durante a tarde

ImagemEm um ambiente descontraído e com muita interação do público, o seminário sobre as perspectivas e inovações na área de audiovisual levou os estudantes a pensarem a respeito das novas formas de produção e compartilhamento de vídeos. O seminário foi mediado pelo professor de sociologia do campus Bagé, Lisandro Moura.

O professor de cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Michael Kerr, abordou os “fantasmas” acionados pela reutilização de imagens em novas produções audiovisuais. “Os ‘fanstasmas’ habitam o audiovisual: quando um filme ou um vídeo utilizam imagens já conhecidas do público, eles estão trazendo-as novamente à vida”, comentou o professor. Em momentos que divertiram os estudantes presentes, Michael exibiu alguns vídeos disponíveis na internet em que a função de acionamento de imagens já conhecidas estava presente. Trazendo outra perspectiva, o cineasta da produtora de filmes pelotense Moviola, Rafael Andreazza, falou sobre algumas características da produção cinematográfica na atualidade. Ele ressaltou que, mesmo com o apelo para a concepção de produtos audiovisuais pensados para multiplataformas, ainda existem focos de resistência produzindo cinema para as grandes telas.

ImagemDurante a tarde os alunos também participaram de uma palestra cujo objetivo foi abordar a inovação nos serviços público e privado na era pós-Jobs. A atividade foi ministrada pelo professor do curso de veterinária da UFPel, Márcio Corrêa. Segundo ele, a finalidade do encontro era motivar os alunos mostrando que é possível fazer inovação e utilizar os conhecimentos adquiridos dentro do IFSul para transformar em produtos ou processo úteis para a sociedade.

Nesse sentido, o professor apresentou bens tecnológicos que sofreram diversas evoluções com o passar do tempo e como os estudantes poderiam contribuir para uma mudança futura. “O objetivo foi inspirar essa galera que está começando a aplicar seus conhecimentos e fazer a diferença”, disse.

 

Confira, abaixo, a lista dos trabalhos premiados na 8ª JIC:

  

Doce de mandioca cristalizado orgânico

Estudante: Jerônimo Luis Rios de Ávila

Orientadora: Rosangela Silveira Rodrigues

 

Identificação de levedura isolada de purê de pêssego e avaliação do seu cultivo em batelada para produção de invertase

Estudante: Tariani Lemos de Ávila

Orientador: Ricardo Peraça Toralles

 

Efeitos do tratamento hidrotérmico nas propriedades funcionais de formação de espuma em isolado proteico de soja

Estudante: Gérard Chagas Ferreira

Orientadora: Ana Paula do Sacramento Wally Vallim

 

Caracterização físico-química de néctares de laranja

Estudante: Maira Luçardo Aldrigi

Orientador: Ricardo Lemoz Sainz

 

Digestibilidade em isolados proteicos de soja oriundos de grãos encharcados

Estudante: Lillian Medeiros Barros

Orientadora: Ana Paula do Sacramento Wally

 

Experimentações esquizoanalíticas em educação: possibilidades biografemáticas na produção de um conceito de saúde docente na contemporaneidade.

Estudante: Mariana Ücker

Orientador: Róger Albernaz de Araujo

 

A simbólica e a tecnologia do chimarrão: Um estudo do artefato sob a ótica do design vernacular

Estudante: Luiz Antônio Pereira Machado Júnior

Orientador: Alexandre Vergínio Assunção

 

iOM - Interface Óculos Mouse

Estudante: Cleber Luiz Souza Medeiros Quadros

Orientador: Marcio Bender Machado

 

A mediação do professor em fóruns de discussão online à luz do modelo de comunidade de investigação

Estudante: Fernanda Böhlke Heller

Orientadora: Ana Paula de Araujo Cunha

 

Rendimento de bombas centrífugas de baixa potencia no recalque de efluente industrial

Estudante: Andressa Freitas Silveira

Orientador: Jocelito Saccol de Sá

 

Pastagens na Campanha Gaúcha: Determinação das respostas produtivas de forrageiras submetidas à diferentes regimes hídricos, em Bagé-RS - Parte 1: avaliações de crescimento e desenvolvimento.

Estudante: Ana Paula Teixeira Alves Branco

Orientadora: Viviane Aires de Paula

 

Influência da aplicação de extrato de timbó sobre a emergência de plântulas em condições naturais.

Estudante: André Hildebrandt Noronha

Orientadora: Francine Ferreira Cassana

 

Composição química e valor energético de massa alimentícia elaborada para celíacos

Estudante: Caroline Carvalho de Carvalho

Orientador: Jander Luis Fernandes Monks

 

Acervo documental do CaVG: O patrimônio cultural em perspectiva

Estudante: Amanda Valente Louzada

Orientadora: Fabíola Mattos Pereira

 

A Escravidão e as Contradições do Antiescravagismo no Pensamento Ibérico dos Séculos XVI-XVII

Estudante: Hannah Krüger dos Reis Pereira

Orientador: Fernando Rodrigues Montes D'Oca

 

Memória e assistência no câmpus Pelotas - Viscode da Graça: Investigação sobre as formas No contexto de uma instituição de ensino.

Estudante: Patrícia Pires Nunes

Orientadora: Fabíola Mattos Pereira

 

Design Social: sustentabilidade e imaginação

Estudante: Rithiele Gonçalves Araujo

Orientador: Alexandre Vergínio Assunção

 

Desenvolvimento de um Sistema de Impressão para Placas de Circuito Impresso Utilizando uma Impressora Jato de Tinta Convencional

Estudante: Wesley dos Santos

Orientador: Marcos Giovane de Quevedo Rijo

 

A expressão criativa na escola básica: Contribuindo para a transferência tecnológica na educação

Estudante: José Luiz Lehmen de Moraes

Orientador: Leandro Roberto Sehn

 

Práticas interdisciplinares: uma proposta no currículo técnico integrado

Estudante: Guilherme Pereira Vieira Fernandes

Orientadora: Giulia D Avila Vieira

Fim do conteúdo da página