Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul reflete sobre os direitos da pessoa com deficiência
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSul reflete sobre os direitos da pessoa com deficiência

Hoje, no dia Internacional da Pessoa com Deficiência, vários campi promovem atividades para chamar a atenção sobre a importância do assunto

  • Publicado: Quinta, 03 de Dezembro de 2015, 10h29
  • Última atualização em Quinta, 03 de Dezembro de 2015, 16h04

 

No terceiro dia do mês de dezembro, o mundo inteiro é convidado a refletir sobre um assunto muito sério: os direitos da pessoa com deficiência. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992. De acordo com Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), esse Dia Internacional tem como objetivo “conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem”. 

Para colocar o tema em destaque, o Departamento de Ações Inclusivas da Pró-reitoria de Extensão (Proex) incentivou o campus da instituição a aderirem à campanha “Porque Toda Hora é de Inclusão”. Por isso, no IFSul, hoje, é um dia de mobilização. Confira, abaixo, o que está sendo feito:

 

Bagé: apresentação de curtas no auditório sobre a temática inclusiva.


Camaquã:  como atividade inclusiva, o campus Camaquã fez um convite especial à Apae do município, para participação na 5ª Feira de Tecnologia e 6ª mostra de Ciências Exatas e Suas Interfaces que ocorre hoje (3) e amanhã (4). Os alunos da Apae farão uma visita guiada pelo campus, conhecendo as instalações e conhecendo os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o evento.


Jaguarão: Será ministrada uma palestra sobre inserção das pessoas com deficiência no mundo de trabalho.

Passo Fundo:  publicações de mensagem e imagens em redes sociais e no site da escola sobre a Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Pelotas Visconde da Graça (CaVG): O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) está preparando a divulgação de informações sobre acessibilidade e inclusão nas suas redes sociais, bem como para os servidores. Ao longo desse dia, as informações serão difundidas pelos canais de comunicação do campus, do Napne e do Programa de Pós-Graduação e Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED), aderindo à campanha da ONU promovida em âmbito internacional. As informações sintetizarão as atividades desenvolvidas pelo Napne do CaVG durante este ano, bem como cartilhas sobre dicas de convivência entre a sociedade em geral e pessoas com deficiência;

Pelotas: das 10 às 11h os membros do Napne do campus Pelotas e o grupo de intérpretes de Libras vão distribuir  panfletos e promover um diálogo sobre o tema no saguão da escola.

registrado em:
Fim do conteúdo da página