Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Curso superior do câmpus Passo Fundo recebe nota máxima do MEC
CONCEITO 5

Curso superior do câmpus Passo Fundo recebe nota máxima do MEC

O curso de bacharelado em ciência da computação recebeu o conceito 5. Organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura foram as três categorias analisadas

• Publicado: Quinta, 02 de Junho de 2022, 11h40
  • Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2022, 12h00

O curso de bacharelado em ciência da computação do câmpus Passo Fundo recebeu nota máxima - conceito 5 - em recente avaliação de reconhecimento realizada pelo Ministério da Educação (MEC).  A equipe designada pelo Ministério aplicou um instrumento de avaliação alicerçado em três categorias: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura, com seus respectivos desdobramentos.

A avaliação ocorreu entre os dias 23 e 25 de maio deste ano, de forma virtual, e contou com a participação de toda a comunidade acadêmica através de reuniões com os avaliadores e posterior análise documental pela comissão avaliadora.

Trata-se do primeiro curso superior do IFSul a obter esse conceito, colocando-o na lista dos melhores do Rio Grande do Sul, servindo como uma espécie de selo de qualidade: “comprovando a excelência do ensino oferecido na instituição e abrindo as portas do mundo do trabalho para os alunos formados nesta graduação”, afirma o titular da Coordenadoria de Avaliação da Educação (Caed), da Pró-reitoria de Ensino (Proen), Jander Monks. O reconhecimento, segundo Monks, revela o comprometimento dos servidores do câmpus:

“Revela um ponto importante que foi levado à risca por toda a equipe de servidores do curso de ciência da computação: uma dedicação incansável na preparação de toda a documentação necessária à avaliação e na organização da infraestrutura, aliado a inúmeras reuniões com a comunidade do câmpus, a fim de compreenderem o propósito das entrevistas que haveria com os avaliadores do MEC”, observa.

O coordenador explica que, durante os meses que antecederam a visita virtual in loco, a Proen, Caed, Diretoria de Políticas de Ensino e Inclusão (Dirpei) e o pesquisador institucional realizaram visita ao câmpus e inúmeras reuniões virtuais com a coordenação e docentes do curso para orientar sobre todos os aspectos que envolviam a preparação para o momento da avaliação. “Estamos todos muito felizes pelo primeiro, de muitos conceitos 5 que nossos cursos de graduação poderão obter nas próximas avaliações, que ainda ocorrerão no ano de 2022”, prevê.

Para o coordenador do curso, Daniel Delfini Ribeiro, a nota é fruto de um trabalho institucional contínuo em articulação com o câmpus e a coordenação do curso, que vem sendo realizado e aprimorado ao longo dos anos. “É a evidência do crescimento e amadurecimento do IFSul enquanto instituição, também no ensino superior. Nesse sentido, parabenizamos toda a comunidade acadêmica do IFSul, em especial aos servidores do câmpus Passo Fundo e aos estudantes do ciência da computação. Essa é uma grande conquista que coroa o excelente trabalho realizado, a união e sinergia entre os estudantes e servidores do Câmpus”, comemora.

O pró-reitor de Ensino, Rodrigo Nascimento da Silva, explica que a Proen tem atuado com grupos de trabalho, fazendo reuniões sistematizadas, trabalhando o aspecto pedagógico dos cursos de graduações, bem como, promovendo debates frequentes na Câmara de Ensino. Para o gestor, a nota obtida pelo curso é uma grande vitória do IFSul, “pois os novos instrumentos de avaliação do Inep estão mais exigentes e a inovação é um dos protagonistas desses protocolos”.

Nascimento informa que, pensando nessa nova dinâmica, a Proen encaminhará ao próximo Conselho Superior (Consup), a proposta de criação da Coordenadoria de Graduação (Cograd), que terá um olhar focado nos cursos de graduação para que mais cursos atinjam a nota máxima do MEC.

“O Resultado nos deixou muito felizes e motivados, mostrando que o trabalho de todos nós leva à excelência acadêmica. O câmpus Passo Fundo e a Reitoria têm organizado várias reuniões para atender às necessidades dos servidores e estudantes, realizando melhorias na infraestrutura, constantes atualizações na questão da acessibilidade, biblioteca virtual e laboratórios, buscando assim a eficiência acadêmica”, analisa Nascimento.

Para a Dirpei, a nota máxima na avaliação representa o compromisso do IFSul com o ensino público de qualidade, colocando a instituição no rol dos melhores cursos de graduação do País, revelando o trabalho realizado pela instituição.

Sobre o curso

O bacharelado em ciência da computação do Câmpus Passo Fundo é um curso de nível superior ofertado na modalidade presencial desde o ano de 2017. Possui 162 alunos matriculados em oito níveis, tendo sua primeira formatura ocorrida no primeiro semestre de 2021. Trabalham diretamente no curso 26 professores.

“O projeto político-pedagógico do curso tem como objetivo a formação de egressos críticos, éticos, que valorizam a dignidade, as diferenças individuais e socioculturais, mediante educação humano-científico-tecnológica, consoante com a política de educação do IFSul”, destaca o coordenador Daniel Delfini Ribeiro.

Ele observa que os estudantes do curso, mesmo nos níveis mais iniciais, costumam receber e atuar em diversas oportunidades, seja dentro do ambiente acadêmico, em projetos de pesquisa, ensino e extensão, como na iniciativa privada, atuando como desenvolvedores de soluções tecnológicas ou empreendendo na área de tecnologia da informação. “Tal inclusão científica e profissional precoce oferece um bom horizonte de inclusão socioeconômica e é indicativo da qualidade do ensino praticado no câmpus Passo Fundo”, ressalta.