Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão do IFSul promove série de lives sobre gênero, diversidade sexual e interseccionalidade
agende-se

Primeira live da programação ocorre na próxima terça-feira (11). Iniciativa integra a segunda edição do projeto Conexão Nugeds

• Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2022, 11h13
  • Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 11h48

Entre os meses de outubro e novembro, uma série de lives será promovida pelo projeto de extensão “Conexão Nugeds: em conversas (des)construtivas”, voltada à temática de gênero, diversidade sexual e interseccionalidade.

Serão três encontros virtuais, com transmissão pelo canal IFSul Transmissões no Youtube, nos dias 11 e 26 de outubro e 8 de novembro, sempre às 19h. Todas as atividades são abertas à comunidade. Confira, no final da matéria, a programação das lives.

As pessoas que desejarem receber certificado de participação em cada live deverão preencher o formulário de inscrição e assinar a lista de presença durante a transmissão.

>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DAS TRANSMISSÕES

>> CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO

Live de lançamento

A primeira live desta segunda edição do projeto ocorre já na próxima terça-feira (11), com o tema “Linguagem não-binária: entre mitos e potencialidades”, com os painelistas Nai Monteiro (UFP) e Paulo Sesar Pimentel (IFMT). De acordo com a organização, a live abordará diferentes aspectos da não-binaridade, que é uma forma de identificar pessoas que não se sentem contempladas pelos gêneros feminino e masculino. O termo “não binário” pode compreender, por exemplo, pessoas trans, pessoas de gênero fluido, pessoas intersexo, pessoas agênero ou simplesmente qualquer pessoa que não se sinta contemplada pela estrutura binária.

O projeto

Iniciado em 2021, o Conexão Nugeds é uma série de lives abertas à comunidade com foco em debates e reflexões relacionados à educação e à diversidade. No ano passado, as temáticas abordadas dentro do projeto foram as desigualdades de gênero e a luta das mulheres; história e literatura LGBTQIA+; violência contra a mulher; conexões entre saúde mental, gênero e diversidade sexual; representatividade transgênero na política e na educação; e violência escolar e Direitos Humanos. Clique aqui para acessar os vídeos da edição anterior.

Saiba mais

A iniciativa é promovida pelo grupo de trabalho formado pelos Núcleos de Gênero e Diversidade dos câmpus e pelo Departamento de Educação Inclusiva (Depei). A ação também integra a campanha IFSul Livre de Assédio, lançada pelo instituto em maio de 2021. A campanha tem foco na prevenção e enfrentamento de situações e práticas abusivas de qualquer natureza dentro da instituição, contando com uma série de atividades formativas.

Confira a programação das lives:

Linguagem não-binária: entre mitos e potencialidades | 11 de outubro (terça-feira), 19h

Palestrantes:

Nai Monteiro - Travesti não-binária, professora de Língua Portuguesa, licenciada em Letras-Português pela Universidade Federal de Pernambuco e mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Rural de Pernambuco

Paulo Sesar Pimentel - Graduado em Letras, mestre em Estudos de Linguagem e doutor em Psicologia. É professor do IFMT câmpus Cuiabá – Bela Vista e escritor

Mediação: André Nogueira Alves e Renata Barbosa Porcellis da Silva, servidor e servidora do câmpus Pelotas e integrantes do Nugeds

Educação sexual e adolescência: diálogos necessários | 26 de outubro (quarta-feira), 19h

Palestrantes:

Jimena Furlani - Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na linha de pesquisa "Educação, Relações de Gênero e Sexualidade''. Professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina

Eliane Rose Maio - Psicóloga (UEM), mestra em Psicologia (Unesp-Assis), doutora e pós-doutora em Educação Escolar (Unesp-Araraquara)

Mediação: Alissandra Hampel, servidora do câmpus Bagé, e Michele Santos da Silva, servidora do câmpus Jaguarão

Educação antirracista e interseccionalidade: possibilidades e desafios | 8 de novembro (terça-feira), 19h