Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Integrado, concomitante ou subsequente: você sabe as diferenças entre essas formas de cursos técnicos?
vestibular

As inscrições para o processo seletivo do IFSul estão abertas até o dia 28 de outubro, às 19h. Conheça as características de cada tipo de curso técnico e faça logo a sua inscrição

• Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2022, 10h31
  • Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2022, 10h31

Ainda está em dúvida sobre em que tipo de curso técnico você deve se inscrever no processo seletivo do IFSul? Então é hora de conhecer as diferenças entre as formas dos cursos e fazer logo a sua inscrição. Vale lembrar: as inscrições do processo seletivo para os cursos técnicos do IFSul se estendem até as 19h do dia 28 de outubro!

>> CLIQUE AQUI E FAÇA A INSCRIÇÃO

>> CLIQUE AQUI PARA LER OS EDITAIS DA SELEÇÃO

Formas dos cursos técnicos ofertados:

👉 Integrado: nessa modalidade o curso técnico e o ensino médio são realizados ao mesmo tempo, de forma integrada, no IFSul. Para fazer um curso técnico integrado é preciso ter comprovante de conclusão do ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula.

👉 Concomitante: na forma concomitante, a/o estudante obtém a formação técnica no IFSul. Quem ainda não concluiu o ensino médio, precisará cursá-lo ao mesmo tempo em uma outra escola. Para se matricular nesses cursos é preciso ter concluído, pelo menos, a primeira série do ensino médio.

👉 Subsequente: já os cursos ofertados na forma subsequente são voltados a quem já concluiu o ensino médio. Para se candidatar a uma vaga nessa modalidade, a/o estudante precisa ter o certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente, até a data da matrícula.

Processo Seletivo do IFSul oferta mais de 2.500 vagas em 14 câmpus no RS

O processo seletivo para cursos técnicos do IFSul está com inscrições abertas, até 28 de outubro, para mais de 2.500 vagas em 14 câmpus do instituto. Todos os cursos ofertados são gratuitos, assim como as inscrições. Confira as vagas disponibilizadas na seleção.

As vagas disponibilizadas são para os câmpus Bagé, Camaquã, Charqueadas, Gravataí, Jaguarão, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Santana do Livramento, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires.

Provas - Nesta edição, o instituto volta a realizar o processo seletivo em seu formato tradicional, com a aplicação das provas do Vestibular. As provas serão realizadas no dia 27 de novembro, nas cidades dos câmpus com oferta de vagas.