Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Engenharia Elétrica do câmpus Pelotas é destaque no Enade e no Conceito Preliminar de Curso
Últimas notícias

O curso está entre os cinco melhores do Brasil e em 1º lugar no estado

• Publicado: Sexta, 29 de Janeiro de 2016, 09h19
  • Última atualização em Sexta, 29 de Janeiro de 2016, 09h19

A engenharia elétrica do câmpus Pelotas novamente foi destaque no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014 e no Conceito Preliminar de Curso (CPC). No Enade, o curso ficou em quinto lugar no país dentre as Engenharias Elétricas e em primeiro no estado atingindo o conceito de 4.3, em uma escala que vai de 1 a 5. No CPC a nota foi 4.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e busca avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; o processo, ainda contata as habilidades e competências na formação do aluno. Neste sentido, o Exame mostra-se importante no crescimento dos cursos de graduação, pois revela diretamente a qualidade de ensino dos cursos, a capacidade dos graduandos e futuros profissionais e até mesmo do quadro de docentes. O resultado positivo obtido pela engenharia elétrica comprova a capacidade dos alunos e coloca o curso entre os melhores do país.

Já o CPC é um indicador de qualidade que avalia diversos pontos dos cursos superiores. O conceito é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos.

Frente aos resultados, vale ressaltar que o curso de engenharia elétrica ainda é novo. Já em 2011, com a primeira turma de formandos, o curso obteve o primeiro lugar no Enade. Em 2014 o nível se manteve. Os outros cursos com resultados semelhantes ou ligeiramente melhores que os do câmpus Pelotas são tradicionais, antigos e respeitados na área, contando com grande estrutura e programas de mestrado e doutorado. “Temos, portanto, potencial para crescer e obter resultados ainda melhores”, afirma Adilson Tavares, Coordenador Pedagógico do curso.

Os bons resultados da engenharia elétrica ainda apontam uma importante verticalização de ensino dentro do câmpus. O aluno pode ingressar na escola em uma das modalidades de nível médio (integrada, subsequente ou concomitante) e, ao completar os estudos, partir para o ensino superior ainda no mesmo ambiente, continuando e desenvolvendo seus estudos de forma ampla e conectada. Assim, o aluno encontra na instituição os subsídios necessários para desenvolver sua carreira acadêmica e profissional de forma completa, com a capacitação necessária para seguir em frente, em uma próxima fase de ensino ou no mercado de trabalho. “Oferecemos estrutura e permitimos a qualificação de nossos professores, sempre buscando melhorar a qualidade de ensino. Com as modalidades de nível médio, o aluno tem a chance de ter uma boa base e chegar preparado ao nosso ensino superior”, ressaltou Rafael Leitzke, diretor-geral do câmpus Pelotas.