Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Transparência: IFSul publica o Relatório de Gestão 2022
PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL

Transparência: IFSul publica o Relatório de Gestão 2022

Documento é um dos instrumentos da prestação de contas à sociedade, demonstrando como a instituição aplicou os seus recursos e quais resultados obteve no período

• Escrito por Lúcia Volcan Zolin | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Terça, 04 de Abril de 2023, 09h16
  • Última atualização em Terça, 04 de Abril de 2023, 11h02

De que forma o IFSul aplicou seus recursos públicos e quais resultados atingiu ao longo de 2022? Por meio do Relatório de Gestão  um dos instrumentos de prestação de contas do IFSul , é possível que a sociedade tenha acesso a essas informações. O documento, aprovado pelo Conselho Superior (Consup) e publicado na sexta-feira, 31 de março, demonstra como o IFSul seguiu seu planejamento institucional em áreas como as do ensino, da pesquisa e extensão.

A diretora de Desenvolvimento Institucional, Ana Paula Nogueira e Silva, explica que o relatório é uma importante ferramenta de transparência e evidencia o impacto do IFSul na vida das pessoas: “Trata-se de um documento que deve ser conhecido e utilizado não só pela gestão, mas pela comunidade como um todo”, destaca.

Com esse intuito, o relatório traz informações claras, dados apresentados com diferentes recursos gráficos e links para vários outros documentos institucionais. A gestora observa que o uso de hiperlinks, ao longo de todo o relatório, por exemplo, facilita o acesso a uma série de informações complementares.

O Relatório de Gestão pode ser acessado pelo site do IFSul, a partir do menu Acesso à Informação > Transparência e Prestação de Contas.

Segundo o reitor Flávio Nunes, o Relatório de Gestão, ao apresentar as atividades realizadas pelo IFSul, mesmo diante das dificuldades enfrentadas, revela a expressividade e a representatividade da instituição. “As ações junto às comunidades e aos milhares de estudantes que passam pela instituição, relatadas no documento, devem ser motivo de orgulho para todas as pessoas que fazem parte do instituto”, avalia.

Para Flávio, essa visibilidade impulsiona ainda mais o trabalho em prol do crescimento da instituição “para que cada vez mais atinja seus objetivos, sua missão de oferta de educação pública, gratuita e de qualidade, com inclusão e referenciada pela sociedade”.

Nesse sentido, o relatório, ao apresentar os desafios e as perspectivas para os próximos anos, fornece subsídios a novas atividades. “Por isso, além de ser um documento importante para mostrarmos ao cidadão o que fazemos, também é fundamental para que a gestão utilize seus dados na tomada de decisões”, observa Ana Paula.

Um panorama das ações e resultados da instituição

Construído com base nas informações prestadas pelas áreas sistêmicas da instituição, o relatório, que contempla o IFSul como um todo, foi sistematizado pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) e contou com projeto gráfico desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS).

O documento possui 163 páginas e está dividido em quatro grandes capítulos: Visão Geral Organizacional e Ambiente Externo; Gestão de Riscos; Estratégia, Governança e Desempenho; e Informações Orçamentárias, Financeiras e Contábeis.

Além disso, o relatório contém uma mensagem do reitor. Flávio Nunes apresenta o documento e sintetiza os principais resultados da instituição no exercício de 2022. Entre elas, o gestor destaca a retomada das atividades presenciais de forma ampla, após as restrições causadas pela pandemia. O dirigente chama a atenção, também, para os desafios relacionados ao orçamento institucional e para a implantação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), que possibilitou a adoção do trabalho remoto para algumas atividades.

No final do relatório, está prevista a inclusão da análise dos indicadores de desempenho, a ser feita após a divulgação da Plataforma Nilo Peçanha.

Clique aqui para acessar o Relatório de Gestão 2022