Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul receberá R$ 8,9 milhões em recomposição orçamentária anunciada pelo MEC
educação

IFSul receberá R$ 8,9 milhões em recomposição orçamentária anunciada pelo MEC

Os valores da recomposição do orçamento para o instituto serão voltados à assistência estudantil e às despesas de custeio

• Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 16h21
  • Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 16h16

As universidades e os institutos federais (IFs) brasileiros receberão R$ 2,44 bilhões extras para o fortalecimento da educação superior e do ensino profissional e tecnológico. A recomposição orçamentária foi anunciada nesta quarta-feira (19) pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, no Palácio do Planalto.

Do total anunciado para as instituições federais, o IFSul receberá R$ 8.964.812,00, o que representa 20% de recomposição orçamentária. Dentro deste valor, R$ 1.073.812,43 será destinado à assistência estudantil e R$ 7.891.084,38 serão utilizados para as despesas de custeio da instituição.

Confira quais eram os valores previstos para 2023 no IFSul e como ficam com a recomposição:

Ação Orçamentária

Orçamento 2023 (inicial)

Recomposição

Orçamento 2023 (final)

Custeio

R$38.279.566,00

R$7.891.084,00

R$46.170.650,00

Assistência Estudantil

R$11.933.718,00

R$1.073.812,00

R$13.007.530,00

Anúncio é recebido com entusiasmo no IFSul

Presente no anúncio oficial do orçamento, em Brasília, o reitor do IFSul, Flávio Nunes, destaca que o novo valor do orçamento para 2023 era bastante aguardado pela instituição. “A importância desta recomposição vem em vários sentidos: poderemos atualizar nossas bolsas de ensino, pesquisa e extensão; aumentar o número de atividades externas como visitas técnicas; manter o atual quadro de servidores terceirizados; aumentar o número de auxílios estudantis; entre outras ações”, destaca o gestor.

Mesmo representando um alívio importante no orçamento, Flávio ressalta que, com os 20% de recomposição no custeio, o IFSul retorna ao orçamento que tinha em 2019. “Então, neste momento, temos que comemorar os 20%, mas continuaremos a reivindicar cada vez mais investimentos na educação profissional e tecnológica", avalia.

Saiba mais sobre a recomposição orçamentária nas instituições federais de educação

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 70% do montante anunciado (1,7 bilhão) será disponibilizado para a recomposição direta nas universidades e institutos. Desse valor, aproximadamente R$ 1,32 bilhão será direcionado para as universidades e R$ 388 milhões para os institutos federais. Os outros 30%, cerca de R$ 730 milhões, serão destinados para obras e outras ações como a residência médica e multiprofissional, e as Bolsas Permanência para estudantes.

De acordo com o ministro Camilo Santana, o fortalecimento orçamentário para as instituições federais de ensino revela a importância que a educação de qualidade tem para o governo federal. “Esse é o maior patrimônio que um país pode ter, é investir na educação para o seu povo”, declarou.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC, Setec e Sesu