Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento do Programa IFSul Inclusivo ocorre nesta sexta-feira

Lançamento do Programa IFSul Inclusivo ocorre nesta sexta-feira

A iniciativa contempla um conjunto de ações para fomentar a inclusão na instituição. Lançamento do programa e do seu respectivo espaço virtual no site institucional será nesta sexta-feira (26), às 14h, na Reitoria, e contará com transmissão ao vivo

• Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2023, 13h54
  • Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2023, 13h54

Será lançado oficialmente, nesta sexta-feira (26), o Programa IFSul Inclusivo, que contempla um conjunto de iniciativas voltadas ao fomento de ações e ambientes inclusivos na instituição. O programa tem como objetivo promover o respeito às diferenças dentro do ambiente escolar e fortalecer a cultura de paz no IFSul. O evento de lançamento, aberto ao público, será às 14h, na Sala dos Conselhos da Reitoria, e contará com transmissão ao vivo pelo canal IFSul Transmissões.

Na ocasião, a comunidade poderá conhecer o espaço virtual IFSul Inclusivo, no site institucional. O espaço foi criado para articular e concentrar as informações e conteúdos sobre as ações do instituto relacionadas à inclusão.

O espaço virtual IFSul Inclusivo busca dar maior visibilidade às produções acadêmicas, formações, cursos, seminários e jornadas, que abrangem atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no IFSul. As ações são articuladas pelo Departamento de Educação Inclusiva da Pró-reitoria de Ensino (Depei), em conjunto com os grupos de trabalhos dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e de Gênero e Diversidade Sexual (Nugeds) dos câmpus e Reitoria do IFSul.

Palestra sobre cultura de paz no IFSul integra programação do evento

O lançamento do programa contará também com uma palestra voltada à promoção da paz no ambiente escolar. A palestra “Cultura de paz no IFSul” será ministrada pela professora do IFSul e IFMT, Raquel Martins Fernandes, doutora em Educação e pós-doutora em Psicologia Social.

Sobre o Programa IFSul Inclusivo

Além do espaço virtual que será lançado, o Programa IFSul Inclusivo abrange um conjunto de ações formativas voltadas à inclusão. No seu lançamento, a comunidade poderá conhecer, por exemplo, três cartilhas digitais e acessíveis com conhecimentos e informações básicas sobre as temáticas de cada núcleo inclusivo, o Napne, o Neabi e o Nugeds. As cartilhas foram construídas por meio de um projeto de ensino com bolsistas-estudantes do curso Tecnólogo em Sistemas de Internet e do curso Integrado em Comunicação Visual do câmpus Pelotas.

Também na perspectiva pedagógica, o Programa conta com um canal no Youtube, voltado a compilar as atividades formativas realizadas pelo coletivo, e com atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas ao IFSul Livre de Assédio e ao projeto Viva Feliz: Bullying não!.

Papel da educação - Atuar na promoção da inclusão é um dos compromissos do IFSul. De acordo com a chefe do Depei, Rosane Bom, “é de extrema relevância a implementação de programas institucionais como este, com comprometimento e foco na eliminação e minimização das consequências e riscos decorrentes da cultura competitiva machista, misógina, racista e capacitista”. Segundo ela, trabalhar sobre a formação do sujeito é também possibilitar a transformação da própria realidade social.