Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos projetam espaço sustentável no câmpus Pelotas - Visconde da Graça

Alunos projetam espaço sustentável no câmpus Pelotas - Visconde da Graça

Feita com bambus, estrutura servirá como ambiente de convivência e discussão de assuntos relacionados ao meio ambiente

• Publicado: Segunda, 22 de Fevereiro de 2016, 13h00
  • Última atualização em Segunda, 22 de Fevereiro de 2016, 13h00

O que poderia ser apenas um trabalho de sala de aula para avaliação final, está se transformando num projeto sustentável no câmpus Pelotas - Visconde da Graça. Trata-se da geodésica, uma estrutura feita de bambus e outros materiais reciclados, que poderá ser usada tanto como espaço para aulas, área de convivência, local para discussões de ideias relacionadas ao meio ambiente e, também, para desenvolvimentos de outros projetos, incluindo projetos de extensão.

O idealizador é o aluno Luis Felipe Rocha, do 1º semestre do curso de graduação de Tecnologia em Gestão Ambiental, na disciplina de Fundamentos em Educação Ambiental Formal e Não Formal. O trabalho começou em dezembro do ano passado.

A estrutura já está pronta, mas ainda faltam alguns detalhes. Serão plantadas espécies nativas, ornamentais e medicinais nos pneus que serviram de base para a construção. Nela também serão construídas lixeiras para que os usuários do câmpus possam reciclar materiais e separar o lixo corretamente.

O trabalho foi proposto pela professora Cristiane Velleda Brisolara, e a execução ficou sob responsabilidade de Luis Felipe, além dos alunos Inti Schlee e Geovane Leal, com apoio da professora Juliana Villela e da Coordenadora do CST em Gestão Ambiental, Francine Cassana.

“O objetivo do trabalho final da disciplina é incitar o aluno a ser um multiplicador da educação ambiental não-formal através de contato com práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais, bem como, incentivá-lo a agir em defesa da qualidade do meio ambiente”, afirma Cristiane.

A proposta do trabalho também inclui a publicação de um artigo científico (na Revista Thema do IFSul), descrevendo como a execução do projeto impactou no processo de educação ambiental no câmpus.