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E-Tec idiomas: IFSul oferece curso de português a professores colombianos

Português como Língua Adicional (PLA) é ofertado para turma de 40 alunos estrangeiros

  • Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2016, 09h03
  • Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2016, 08h16

Professores da rede pública de Medellín e das universidades colombianas Antióquia e San Boaventura, parceiras do IFSul, estão tendo a oportunidade de aprender português graças a um curso promovido pelo IFSul através programa e-Tec idiomas.  O instituto deu início, neste mês, ao módulo 1 do curso Português como Língua Adicional (PLA), em caráter piloto. A primeira turma é formada por 40 alunos. O curso é coordenado pelo Núcleo de Idiomas do IFSul, e  todo material que será ofertado pela Rede Federal, a partir deste ano, está sendo produzido pela Coordenadoria de Produção de Tecnologia Educacional do instituto.

Os primeiros contatos para realização do curso aconteceram por meio da mobilidade docente de professores colombianos do Grupo Nodo ao câmpus Pelotas, em 2009. Nodo, que em português significa “nó”, é uma estrutura para educadores dos ensinos fundamental, médio e superior trabalharem com pesquisas em educação. As aulas são online, com material publicado em um ambiente virtual, mas haverá encontros, em tempo real, entre a professora e os alunos por meio de videoconferências.

O entusiasmo dos colombianos, desde que souberam da possibilidade de haver um curso nesses moldes, resultou na criação desta primeira turma. As atividades são comandadas pela professora Denise Lacerda, do Núcleo de Idiomas. 

Denise também está animada, tanto em relação ao material oferecido, quanto à experiência. “Estou muito entusiasmada, pois participei da elaboração do primeiro projeto de ensino de português para colombianos aqui no IFSul, em 2010, e hoje posso ver concretizada esta ideia, utilizando material de alto nível e qualidade, organizado e produzido por diversos colegas e especialistas da área ”, ressaltou a professora.

Após o final das aulas, professores especialistas farão uma avaliação do projeto.  A intenção é auxiliar na capacitação nacional de professores da Rede Federal que atuarão na oferta dos cursos. As aulas se destinarão a parceiros estrangeiros dos institutos federais, imigrantes, refugiados e cidadãos fronteiriços com os quais os institutos mantém relações de cooperação na área da educação profissional e tecnológica. A capacitação será organizada e ofertada pelo Fórum de Relações Internacionais (Forinter) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), no primeiro semestre de 2016.

 

 

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