Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul oferece programa de idiomas a escolas públicas de Pelotas

IFSul oferece programa de idiomas a escolas públicas de Pelotas

Por meio de parceria com a Prefeitura, e-Tec Idiomas poderá ser ofertado a professores e alunos das redes municipal e estadual da cidade

• Publicado: Terça, 01 de Março de 2016, 17h36
  • Última atualização em Terça, 01 de Março de 2016, 17h36

O aprendizado de inglês e espanhol está a poucas etapas de tornar-se ainda mais acessível aos alunos das escolas públicas de Pelotas. O e-Tec Idiomas, programa consolidado no IFSul para o ensino das duas línguas e que já oferece 25 por cento das vagas aos alunos da rede, terá sua abrangência ampliada nos próximos meses. Em reunião nessa segunda-feira (29) com membros da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Pelotas e com a vice-prefeita da cidade, Paula Mascarenhas, o Núcleo de Idiomas do IFSul apresentou projeto para ampliar a disponibilidade dos cursos a esse público.

O primeiro passo para a consolidação da parceria com a Prefeitura virá com a apresentação do e-Tec aos cerca de 40 professores de idiomas da rede pública de ensino. No encontro, que deve acontecer ainda no mês de março, o Núcleo de Idiomas apresentará aos docentes a possibilidade de realizarem cursos em dois formatos: um visando à capacitação nas línguas que lecionam e outro com o objetivo de conhecerem a plataforma virtual do e-Tec para utilização desse material em sala de aula.

“Nesse primeiro encontro, queremos conversar com os professores para verificar a adesão deles à proposta e oferecer meios de aplicação desse material como ferramenta didática”, destaca Lia Pachalski, diretora de Assuntos Internacionais do IFSul. Segundo ela, a reunião com os docentes será um termômetro dos próximos passos do projeto para que a ação seja estendida, na sequência, aos alunos da rede a partir do 8º ano.

A ampliação da abrangência do e-Tec Idiomas é, de acordo com Lia, uma maneira de oferecer uma contrapartida social ao investimento destinado ao IFSul pelo Ministério da Educação (MEC) para a elaboração do material. “O e-Tec é um produto concreto do investimento feito pelo ministério para a elaboração de um programa de idiomas em larga escala”, frisa.

A mesma proposta de oferta do e-Tec a escolas públicas será discutida, via Extensão, com as prefeituras de outras cidades em que o IFSul possui câmpus. “Desde o início da oferta dos cursos, investimos esforços para oferecer um percentual das vagas à comunidade das escolas públicas”, destaca o pró-reitor de Extensão e Cultura do IFSul, Manoel José Porto Júnior, ressaltando que o programa apresenta uma grande potencialidade para ser difundido em outras regiões de abrangência da instituição.

O curso, já em sua terceira edição no instituto, possibilita a capacitação de estudantes e servidores em uma língua estrangeira, com o desenvolvimento das competências previstas no Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas Estrangeiras. Concebido no IFSul, a aplicação do programa, no entanto, não ficou restrita apenas à instituição: o e-Tec Idiomas já é utilizado em institutos federais de todo o país. O curso completo é dividido em três módulos, cada um contendo 200 horas de duração.

Também participaram da reunião a coordenadora do Núcleo de Idiomas do IFSul, Lydia Mülling, a diretora de Ensino da Smed, Loreni Paverada da Silva, e a supervisora de Ensino da Smed, Lucélia Gonzales Seus.

Foto: Vanderlei Porto (Prefeitura de Pelotas)