Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Várzea em Movimento integrou conhecimento e prática na área agrícola

Várzea em Movimento integrou conhecimento e prática na área agrícola

Evento, no câmpus Pelotas - Visconde da Graça, reuniu alunos de diversas instituições

• Publicado: Quinta, 03 de Março de 2016, 08h38
  • Última atualização em Segunda, 07 de Março de 2016, 10h53

A primeira edição do do evento Várzea em Movimento, no câmpus Pelotas - Visconde da Graça, reuniu estudantes da área agrícola de diversas instituições. Com início na manhã da terça-feira (1º), os alunos puderam vivenciar na prática os aprendizados que recebem em sala de aula. Durante a atividade, as empresas parceiras Plantécnica e RiceTec estavam presentes, abordando questões de manejo de soja e arroz – enfoques do projeto.

As atividades foram divididas em dois dias: o primeiro foi voltado para estudantes de escolas agrícolas, universidades e outras escolas da região. Já o segundo, na quarta-feira (2), foi destinado aos produtores vinculados às empresas parceiras.

A participação no câmpus foi intensa. Além da comunidade da sede do evento, também contou com a presença de estudantes do câmpus Bagé, professores e alunos da Escola Agrícola de Jaguarão, pesquisadores da Embrapa e extensionistas da Emater-RS. Também marcaram presença produtores uruguaios e o Coordenador Regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Darci Cunha, representando o secretário de Desenvolvimento Rural Tarcisio Minetto.

Para Mônica Peters, engenheira agrônoma e integrante do projeto, a realização do evento “Várzea em Movimento” é um dos resultados da proposta de projeto idealizada em 2014, data em que tudo começou. “O nosso principal objetivo foi atingido, pois reunimos número significativo de estudantes e produtores os quais aprenderam que trocaram experiências referentes aos aspectos agronômicos que englobam as culturas do arroz e soja em sistema de produção na várzea”, comenta.

A Várzea em Movimento, que é resultado do projeto de extensão Cultivos Didáticos, foi organizado pelo professor Clóvis Gayer e pelos colaboradores Lúcio Neves e Fernanda Hernandes, além de Mônica Peters.