Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Servidor do IFSul desenvolve protótipo para deslocamento de estudantes cadeirantes
Últimas notícias

Protótipo desenvolvido por Marcos Prietto busca facilitar o deslocamento Inclusivo

• Escrito por Paulo Cunha | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 23h40
  • Última atualização em Terça, 26 de Dezembro de 2023, 07h57

O servidor do câmpus Charqueadas, Marcos Prietto, projetou o PNE Racing, um inovador protótipo destinado a aprimorar o deslocamento de alunos cadeirantes, inclusive em ambientes externos e também para realizar trilhas. A iniciativa surgiu a partir de uma demanda apresentada pelo professor de Biologia, Josué Michels, do câmpus Charqueadas, que enfrentava desafios no transporte de alunos com mobilidade reduzida para atividades externas.

Marcos é Coordenador da Manutenção do câmpus e técnico em eletromecânica formado pelo então Cefet-RS. Ele abraçou a oportunidade e liderou o desenvolvimento do PNE Racing, contando com o suporte da equipe de manutenção local composta por Silvio Abreu e Eberson Cardoso, que segundo Marcos, foram muito dedicados na execução do protótipo, que foi realizada duas semanas antes da viagem ocorrida nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, por alunos formandos de Biologia do câmpus, que visitaram os cânions de Cambará do Sul, Torres e, em Santa Catarina, visitaram entre outros lugares o litoral e os Biomas da Mata Atlântica, nesses locais, o equipamento foi utilizado pelo aluno Rafael Teixeira, que é cadeirante.

O professor Josué fez uma avaliação positiva do uso do protótipo pelo estudante " Foram três dias de viagem em que o Rafael teve um bom desempenho  e encontrou dificuldades em regiões mais pedregosas e íngremes. Mas no geral,  o protótipo facilitou o deslocamento dele em praias, restingas e trilhas", avaliou o professor.

" Com o aproveitamento de sucatas e restos de carrinhos de mão, fizemos uma pintura descontraída e já aproveitei para colocar uns adesivos relacionados ao nome do protótipo que possui cinto de segurança para as pernas e para a cintura," explica Marcos, evidenciando a atenção aos detalhes e o comprometimento com a segurança dos estudantes.

O PNE Racing, além de sua funcionalidade prática, simboliza um passo significativo em direção a um ambiente educacional mais acessível e igualitário no IFSul.