Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inclusão: câmpus Pelotas dá início ao curso de Tradutores e Intérpretes de Libras
Últimas notícias

Aula inaugural foi realizada nesse sábado (9)

• Publicado: Terça, 12 de Abril de 2016, 08h53
  • Última atualização em Terça, 12 de Abril de 2016, 08h53

Foi realizada, nesse sábado (9), a aula inaugural do curso de Tradutores e Intérpretes de Libras do câmpus Pelotas. Trata-se de uma experiência que une parceria interinstitucional, compromisso público e protagonismo surdo.

Promovido pelo câmpus Pelotas, o curso de extensão é coordenado pelo professor Diogo Souza Madeira, primeiro docente de Libras concursado  do instituto, e conta com o apoio de uma equipe formada por técnico-administrativos e professores colaboradores do próprio câmpus; da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Furg); Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

De acordo com o professor, o objetivo é proporcionar a formação do tradutor e intérprete de Libras, enfatizando o compromisso ético, técnico e bilíngue do profissional “em consonância com as diretrizes do Ministério da Educação, atendendo, também, às demandas do mercado de trabalho”.

A chefe do Departamento de Ações Inclusivas da Proex, Andreia Colares, enfatiza  que a iniciativa reafirma o compromisso com a construção de um IFSul cada dia mais inclusivo:

“Os estudantes surdos, através do vestibular em Libras, vêm conquistando espaços em nossos câmpus, e a formação de profissionais para atendê-los é primordial para a continuidade de nossas ações. Parabenizo toda a equipe do câmpus Pelotas pelo excelente projeto", destaca.

O curso terá uma carga de 400 horas, e as aulas serão, a partir do dia 23 de abril, aos sábados, de manhã e de tarde.  A partir de setembro, haverá aulas também às sextas-feiras, à noite. O encerramento das atividades está previsto para dezembro.

Assunto(s): Curso , Libras , Surdo , IFSul