Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Proen e Rede e-Tec Brasil/IFSul organizam 3ª edição do Profuncionário

Proen e Rede e-Tec Brasil/IFSul organizam 3ª edição do Profuncionário

No total, devem ser ofertadas  cerca de duas mil vagas

• Publicado: Sexta, 15 de Abril de 2016, 10h11
  • Última atualização em Sexta, 15 de Abril de 2016, 10h14

A Pró-reitoria de Ensino (Proen) e a Rede e-Tec Brasil estão organizando a próxima oferta do Profuncionário no IFSul. Para tratar desse assunto, foi realizada uma reunião na Secretaria de Educação do Rio Grande (Seduc), no dia 5 de abril, em Porto Alegre. Participaram representantes da Rede e-Tec Brasil no instituto e da Secretaria e, também, integrantes do Cpers/Sindicato, do Conselho Estadual de Educação e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS).

Na reunião, a nova pactuação do IFSul com o Ministério da Educação para a oferta do programa foi apresentada à Secretaria. Nesse sentido, será assinado um termo de cooperação entre as secretarias municipais e coordenadorias regionais de educação.  Também foram definidos encaminhamentos para que seja feito o levantamento do número de interessados em participar da próxima edição, e, para tanto, será feita uma lista de pré-inscrições.  No total, devem ser ofertadas duas mil vagas, nos quatro cursos existentes.

O Profuncionário é um programa do Ministério da Educação (MEC), de abrangência nacional, que proporciona, na modalidade a distância, a formação profissional técnica em nível médio para funcionários da educação básica pública municipal e estadual que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio.

No IFSul, são oferecidos quatro cursos técnicos: em alimentação escolar, infraestrutura escolar, multimeios didáticos e secretariado escolar.

Contabilizando as duas edições anteriores, foram formados mais de dois mil e trezentos alunos dos 19 polos (Bagé, Canguçu, Charqueadas, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, Gravataí, Jaguarão, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Piratini, Santo Antônio da Patrulha, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, Sapiranga, Sapucaia do Sul, São Lourenço do Sul e Venâncio Aires).

Segundo o coordenador-geral da Rede e-Tec/Brasil no IFSul, Antônio Cardoso Oliveira, nos polos, o aluno assistirá a vídeoaulas e contará com o apoio do tutor presencial. Será utilizado, para a realização das atividades, o ambiente virtual de aprendizagem no qual o aluno encontrará o material didático e complementar, bem como executará as atividades propostas pelos formadores, além do suporte pedagógico e técnico necessário para o desenvolvimento dos cursos.

Na reunião, representaram o IFSul, Antônio Cardoso Oliveira; a coordenadora- adjunta da Rede e-Tec/Brasil, Maria Isabel Giusti Moreira, e o coordenador-adjunto do Profuncionário, Marco Antônio Simões de Souza, vinculados à Proen. Para dar continuidade ao trabalho, novas reuniões estão previstas.

Assunto(s): Profuncionario , , edicão , IFSul , MEC