Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Novo modelo de dimensionamento reclassifica porte do câmpus Pelotas

Novo modelo de dimensionamento reclassifica porte do câmpus Pelotas

Reclassificação do câmpus Pelotas poderá corrigir déficit de recursos humanos do instituto como um todo

• Publicado: Quarta, 20 de Abril de 2016, 17h48
  • Última atualização em Quarta, 20 de Abril de 2016, 17h48

Publicada nessa segunda-feira (18), no Diário Oficial da União, a portaria do Ministério da Educação que dispõe sobre a criação do modelo de dimensionamento dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia atende uma antiga demanda do IFSul: o enquadramento do câmpus Pelotas como unidade de grande porte, proporcionando um acréscimo na previsão de vagas em todo o instituto. Com a correção do antigo enquadramento do câmpus, considerado até então de médio porte, o IFSul conquista a possibilidade de pleitear junto ao MEC novas vagas para docentes e técnico-administrativos em suas demais unidades.

Por meio da publicação da nova portaria, a antiga demanda defendida pelo reitor Marcelo Bender, desde o início de sua gestão, corrige um déficit de recursos humanos no instituto. De acordo com o diretor executivo do IFSul, Alessandro de Souza Lima, a reclassificação do porte dos câmpus era uma bandeira levantada pelo reitor desde 2013. “Com a mudança de porte do câmpus Pelotas, aumenta-se o tamanho do instituto como um todo e corrige-se a distorção da última classificação”, destaca o diretor.

Desde o início de sua gestão, Bender destaca que já percebia o quanto a classificação do tamanho dos câmpus do instituto estava equivocada, entre eles, do câmpus Pelotas. “Dediquei muito esforço, junto com a minha equipe, no sentido de provar nestes últimos três anos ao Ministério da Educação que o câmpus Pelotas sempre foi de grande porte”, salienta o reitor.

Segundo Lima, na prática, a nova classificação repara um problema que vinha afetando o IFSul como um todo. O dirigente explica que o quantitativo de vagas previsto para servidores (docentes e técnico-administrativos em Educação - TAEs), no câmpus Pelotas, no antigo enquadramento, era muito menor do que a realidade, causando um déficit de 200 docentes e 100 TAEs em todo o IFSul: “Agora, o novo modelo permite que se pleite, junto ao MEC e MPOG, mais vagas e aumento no bancos de servidores equivalentes nas próximas ações.”

O diretor esclarece que a publicação da portaria não representa a criação de novas vagas de imediato, mas amplia o teto de servidores, ou seja, a previsão de receber mais servidores no futuro.

Uma demanda nacional - Como presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Bender avalia que, apesar dos avanços dessa portaria, o documento ainda não contempla a percepção, na totalidade dos institutos, de outros aspectos necessários como cargos e funções. “Nas próximas semanas, o Conif encaminhará ao MEC uma nova proposta de cargos e funções, visando à consolidação da rede a partir das necessidades atuais”, reforça.