Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Olimpíada Brasileira de Robótica está com inscrições abertas

Olimpíada Brasileira de Robótica está com inscrições abertas

Estudantes podem se inscrever nas modalidades teórica e prática

• Publicado: Terça, 03 de Mai de 2016, 11h41
  • Última atualização em Terça, 03 de Mai de 2016, 11h41

Os aficionados por tecnologia já podem garantir a sua participação em um dos maiores eventos nacionais da área. Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O prazo final das inscrições dos estudantes para a modalidade prática vai até o dia 11 de maio e para os interessados na modalidade teórica vai até o dia 6 de junho. Podem participar do evento qualquer aluno do ensino fundamental, médio ou técnico que complete no máximo 19 anos no ano da competição.

O professor responsável pelos alunos da escola deve se cadastrar (ou ter cadastro) no sistema e vínculo a uma ou mais instituições de ensino. Com isso, deve criar quantas inscrições forem necessárias (uma para cada instituição de vínculo do professor) na OBR e depois gerenciar as inscrições de seus alunos nas modalidades teórica e/ou prática. Os alunos podem fazer seus próprios cadastros, mas não podem se inscrever no evento: a inscrição no evento e nas modalidades é tarefa exclusiva do professor responsável.

Modalidades teórica e prática

As modalidades prática e teórica são independentes e os estudantes podem se inscrever em ambas.

Na modalidade teórica, os estudantes responderão questões de uma prova escrita preparada por uma comissão de professores da OBR. A prova é aplicada simultaneamente em todas as escolas participantes do país. A partir de 2016, para os alunos no nível 5 (matriculados em qualquer série/ano do ensino médio ou técnico), existe uma segunda fase, a ser realizada em sedes regionais.

Já na modalidade prática, a OBR estabelece anualmente uma tarefa, e os alunos deverão construir robôs que atendam a esta tarefa. Os robôs podem ser integralmente construídos pelos alunos ou podem ser construídos utilizando kits robóticos (a critério dos participantes). A modalidade prática é dividida em duas fases: uma estadual (1ª fase) e uma nacional (2ª fase ou fase final).

A Olimpíada

A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática.

A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.