Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Franceses mostram interesse nos cursos a distância do IFSul

Franceses mostram interesse nos cursos a distância do IFSul

Como fruto de uma parceria que iniciou em 2010, o instituto irá ofertar curso sobre educação a distância a liceus franceses e, em contrapartida, receberá formação na área de energias renováveis

• Publicado: Quarta, 04 de Mai de 2016, 15h01
  • Última atualização em Quinta, 05 de Mai de 2016, 09h56

Em visita ao IFSul durante esta semana, gestores e professores dos liceus franceses Dhuoda e Washington Tourchard (instituições que ofertam ensino médio ou profissionalizante) mostraram interesse em conhecer a metodologia de construção e desenvolvimento de cursos a distância desenvolvidos pelo IFSul, como o e-Tec Idiomas. Chamou a atenção dos visitantes, por exemplo, o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ambiente Moodle e o próprio design instrucional.

Os representantes dos liceus identificaram que esta é uma excelente prática no IFSul e consideram que podem aprender muito com o programa desenvolvido pelo instituto. Para atender à demanda, o instituto irá ofertar um curso destinado a professores franceses, o qual ocorrerá em outubro de 2016.

Em contrapartida, os liceus irão oferecer a professores do instituto um curso na área de manutenção de geradores de energia eólica, em instituições de Le Mans e de Nîmes, com duração de quatro semanas. O curso deve ser realizado em janeiro de 2017. Os professores do IFSul que fizerem o curso irão multiplicar conhecimentos no retorno ao Brasil.

De acordo com a titular da Diretoria de Assuntos Internacionais (DAI), Lia Pachalski, a ideia é integrar os professores do IFSul que trabalham nessa área para identificar melhor a potencialidade do instituto e buscar novos conhecimentos, reforçando o que já vem sendo desenvolvido aqui.

A oferta dos cursos foi definida em reunião entre os representantes franceses e o reitor Marcelo Bender nessa terça-feira (3). A nova cooperação é fruto de um programa de fortalecimento da educação profissional conduzido pelos governos da França e Brasil e que teve início em 2010. Essa foi a sexta visita de representantes dos liceus ao instituto.

O termo de cooperação entre o IFSul e os liceus para formalização das novas atividades será assinado ainda neste semestre.

Atividades

Além da reunião com o reitor, durante a semana, os franceses participaram de uma série de atividades no IFSul.

Eles estiveram na reunião do Colégio de Dirigentes (Codir), realizada na terça-feira (3), na qual foi feita uma apresentação do sistema educacional francês e do website desenvolvido pelo professor Pierre Delahaye para divulgar os projetos brasileiros e franceses, de forma a facilitar a integração entre os participantes.  Os franceses também se reuniram com professores do câmpus Pelotas, para atualização dos projetos vigentes na área da indústria eletrônica e  receberam propostas de novos projetos. Além disso, conheceram os trabalhos desenvolvidos por equipe de pesquisadores da área de energias renováveis do IFSul, em Pelotas.

Em Santana do Livramento, além de conhecer o câmpus, visitaram o parque eólico e o Polo Tecnológico de Rivera, do Conselho de Educação Técnico Profissional Universidade do Trabalho do Uruguai (CETP-UTU) e da Universidade Tecnológica (Utec).