Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Suspensas novas inscrições para o Programa Bolsa-Permanência

Suspensas novas inscrições para o Programa Bolsa-Permanência

Medida atinge apenas estudantes do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet que ainda não possuem o benefício

• Publicado: Terça, 17 de Mai de 2016, 11h56
  • Última atualização em Terça, 17 de Mai de 2016, 11h56

Os estudantes do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet que ingressaram no último processo seletivo do IFSul estão impossibilitados de vincular-se ao Programa Bolsa-Permanência (PBP). Isso porque o programa, voltado a estudantes de instituições federais em situação de vulnerabilidade socioeconômica, está suspenso desde o dia 11 de maio. O ofício-circular, enviado pelo Ministério da Educação às instituições de ensino, suspende o repasse para novas inscrições no programa.

No IFSul, o impacto da medida recai sobre os estudantes do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet dos câmpus Charqueadas, Passo Fundo e Pelotas ingressantes no último processo seletivo. Esse é o único curso do instituto credenciado junto ao programa. Os 180 alunos já beneficiados pelo programa desde o segundo semestre de 2014, quando o PBP passou a vigorar no instituto, não serão atingidos pela medida.

Ainda que a suspensão do programa não atinja os atuais beneficiários, o chefe do Departamento de Gestão da Assistência Estudantil (Degae), Ramão Correa, considera o corte do repasse um retrocesso. “Essa medida vai contra uma política que prioriza os benefícios sociais dos estudantes, contrariando o entendimento de que apenas a criação de vagas não garante o efetivo acesso de estudantes em situação de vulnerabilidade social. É necessário também oportunizar condições para que os estudantes permaneçam nas instituições de ensino até a conclusão de seus estudos”, avalia.

O chefe do Degae também esclarece que o programa se destina apenas ao curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, porque esse é o único curso do IFSul contemplado com a bolsa. Na época do credenciamento dos cursos pelo MEC, somente esta graduação do instituto adequava-se aos requisitos estabelecidos pelo ministério para integrar o programa, como o cumprimento de, no mínimo, cinco horas diárias de atividades.

Programa Bolsa-Permanência

Criado para atender comunidades indígenas e quilombolas, o programa passou a incluir jovens em situação de vulnerabilidade social, saltando o número de beneficiários para 13.931 este ano, o que, segundo o MEC, gerou um estouro orçamentário. O ministério reitera, no entanto, que o programa não foi suspenso para os mais de 13 mil inscritos atuais e receberá novas inscrições de estudantes indígenas e quilombolas, independentemente, do curso de graduação e da carga horária.