Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Conif e MEC dialogam sobre demandas da Rede Federal

Conif e MEC dialogam sobre demandas da Rede Federal

• Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2016, 08h23
  • Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2016, 08h28

Integrantes da Diretoria Executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) participaram da primeira reunião de trabalho com o atual ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, nesta última quinta-feira (02), em Brasília. A apresentação da atual conjuntura da Rede, as dificuldades e os caminhos para a consolidação dos Institutos Federais foram os principais temas abordados.

Ao abrir o diálogo com o Conif, além de afirmar que fará uma gestão plural e democrática, Mendonça Filho explicou que a nova equipe que compõe o Ministério da Educação (MEC) está em processo de levantamento e análise do cenário nacional. De acordo com o titular da Pasta, “em relação à atuação na educação profissional e tecnológica, a Rede Federal tem o reconhecimento do MEC”.

O presidente do Conif, Marcelo Bender Machado, e o vice-presidente, Jerônimo Rodrigues da Silva, apresentaram o atual status da Rede e as fragilidades vivenciadas pelas instituições, além de outros pleitos necessários para a execução das atividades. Foram elencadas como demandas prioritárias a ampliação do banco de servidores e a liberação da totalidade dos limites orçamentários (custeio e investimento) e financeiros.

Fortemente presente em todo o território nacional, a Rede possui 644 unidades implantadas e mais de 750 mil estudantes matriculados. Até 2024, a intenção é alcançar a meta de 1,5 milhão de matrículas, desde que as necessidades de infraestrutura e pessoal sejam atendidas. “As instituições trabalham para promover o desenvolvimento regional e incentivar os arranjos produtivos locais, mas, para que possam alcançar todos os objetivos, é preciso garantir a eliminação de entraves importantes”, disse o presidente do Conif. “Temos o compromisso de contribuir para o desenvolvimento da educação do País”, complementou o vice-presidente do Conselho.

Também participaram da reunião a secretária executiva do MEC, Maria Helena Castro; o futuro secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcos Viegas; o secretário executivo do Conif, Alexandre Bahia, e o assessor da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Gustavo Estevão.

Encaminhamentos – Para amenizar as dificuldades orçamentárias e financeiras das instituições, o MEC assumiu o compromisso de viabilizar a liberação de recursos nos próximos dias. Quanto aos demais pontos abordados, serão realizados estudos colaborativos para a busca de soluções.

Com o objetivo de ampliar o diálogo institucional, Marcos Viegas participará de reunião com o Pleno do Conif no dia 16 de junho, em Brasília.

Assessoria de Comunicação / Conif