Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul marca presença na 24ª Fenadoce

IFSul marca presença na 24ª Fenadoce

Visitantes têm até domingo (12) para conferir o estande do instituto na Feira Nacional do Doce

• Publicado: Quinta, 09 de Junho de 2016, 14h01
  • Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2016, 16h12

Faltam poucos dias para o término da famosa feira do doce pelotense, e os visitantes devem correr para conferir o estande do IFSul no evento. O espaço montado pelo instituto na 24ª Fenadoce poderá ser visitado pelos interessados até domingo (12), quando se encerra a programação da feira. Nos 48m² do estande, os visitantes poderão conhecer um pouco dos cursos oferecidos na instituição e os projetos e trabalhos desenvolvidos pelos estudantes.

Mais de 15 cursos dos câmpus Pelotas e Pelotas-Visconde da Graça estão envolvidos na exposição e demonstração dos trabalhos. De acordo com o diretor de Relações com a Sociedade, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, Miguel Baneiro, a presença do instituto na feira possibilita a divulgação e a visibilidade da instituição junto à comunidade. “A exposição dos trabalhos na Fenadoce é um momento de prospecção viva: é quando o aluno mostra pessoalmente para o público aquilo que está fazendo no laboratório, na sala de aula”, destaca o gestor.

A apresentação dos trabalhos também é, segundo Baneiro, uma oportunidade para integrar estudantes e servidores dos diferentes cursos e câmpus participantes. Dessa interação proporcionada pelo evento, mais pessoas são sensibilizadas. É o caso, por exemplo, de pais de alunos do ensino fundamental e médio de outras instituições. “Nessa fase da vida escolar, os estudantes estão confusos sobre qual caminho escolher, e muitos pais veem nos trabalhos do nosso estande uma oportunidade de mostrar aos seus filhos as possibilidades que alguns cursos podem oferecer”, ressalta Baneiro.

Baneiro destaca que o sucesso da participação do IFSul na Feira foi garantido pelos membros da comissão organizadora dos estandes. Fizeram parte da comissão: Miguel Baneiro, Érica Martins, Marcio Mariot, Mônica Mazina, Nara Leal  e Lígia Lopes. O diretor também destaca os trabalhos desenvolvidos pelos Departamentos de Manuntenção da Reitoria e do câmpus Pelotas.

Trabalhos chamam a atenção do público visitante

Não é raro encontrar uma roda de curiosos em volta do estande do instituto. Um dos trabalhos que constantemente atrai os olhares dos passantes é o de um grupo de alunos integrantes do Laboratório 14 do câmpus Pelotas. Na demonstração, os robôs trazidos pelos estudantes seguem linhas, andam livremente pelo piso ou desviam de obstáculos.

Um dos participantes do projeto, o estudante de engenharia elétrica e técnico em eletrônica, Thales Gonçalves Ferreira, comenta que as demonstrações chamam a atenção de alunos que ainda não sabem para que curso prestar vestibular e acabam vendo na eletrônica uma possibilidade bem atrativa. Já o colega de curso, também técnico em eletrônica, Luiz Otávio Victória, complementa que a exposição do trabalho na feira contribui também para a formação dos alunos expositores: “nessa oportunidade, ampliamos nossa capacidade de falar com todos os públicos, desde os conhecedores da área até os leigos no assunto”.

Outro trabalho que atrai a curiosidade do público e atiça o paladar dos visitantes é o trazido por estudantes do câmpus Pelotas-Visconde da Graça. Com a degustação de produtos concebidos nas aulas práticas do curso técnico em agroindústria, o público pode conhecer um pouco mais do que é produzido dentro das disciplinas.

“Esse momento é importante para mostrar às pessoas não só o produto que chega na caixinha do supermercado, mas para explicar o processo de produção de um produto até chegar na mesa do consumidor”, explicou o estudante de agroindústria, Lázaro Silva. A colega Tamara Rickes, do curso superior em tecnologia em gestão ambiental, que participava da degustação do suco de goiaba, também frisou a importância do evento para consolidar a divulgação dos cursos do seu câmpus, especialmente os superiores.