Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Pelotas volta a ser destaque em importantes competições de matemática

Câmpus Pelotas volta a ser destaque em importantes competições de matemática

Câmpus faturou o bronze nacional e a prata estadual

• Publicado: Sexta, 17 de Junho de 2016, 14h34
  • Última atualização em Sexta, 17 de Junho de 2016, 14h36

Depois da prata e do bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2015, o câmpus Pelotas voltou a ser destaque em outras duas importantes competições envolvendo esta área do conhecimento. Desta vez, o câmpus faturou o bronze nacional e a prata estadual na Olímpiada Internacional Matemática sem Fronteiras (MSF) Interclasses e a menção de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática Virtual (OBMV) 2016, com o aluno Marco Pietro Correa Botelho, que, nesta disputa, acabou ficando em quarto lugar no país, na categoria ensino médio (nível 3).

Na MSF, o câmpus Pelotas obteve as duas medalhas com a turma EDI-5V (atual EDI-6V), do curso técnico em edificações. A competição internacional foi criada em 1990 e tem como objetivo promover o interesse pela matemática e pelo trabalho cooperativo e aproximar os estudantes através dos estudos matemáticos.

Nesta disputa, poderia concorrer qualquer estudante de escola pública, matriculado regularmente nos ensinos fundamental (I e II) e médio (regular, suplência ou técnico). Cada turma participa como um único time.

Além da EDI-5V, as turmas EDI-2M (atual EDI-3M) e TRO-3V(atual TRO-4V) também competiram na MSF e vão ganhar medalha de participação.

Marco Pietro, de novo!

Medalhista por seis vezes na Obmep (uma de ouro, três de prata e duas de bronze) e ouro em sua primeira participação num dos maiores eventos de matemática do mundo, o Canguru sem Fronteiras (KSF), Marco Pietro Correa Botelho, aluno do curso técnico em química, mais uma vez correspondeu às expectativas e mostrou que o mundo dos números e das fórmulas ditas complicadas é mesmo a sua praia.

Agora, seu mais novo triunfo foi a menção de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática Virtual (OBMV) 2016, onde concorreu com mais de 1.470 participantes de todo o país no nível 3 (ensino médio). As provas foram divididas em duas fases, sendo que, na última, os candidatos tinham um desafio e tanto pela frente: resolver questões dissertativas, complexas, e ainda preparar justificativa para cada uma delas.

Primeira olimpíada de matemática virtual no Brasil, a OBMV foi criada em 2015, por alunos premiados na Obmep, com o objetivo principal de disseminar o gosto pela matemática entre os estudantes e treiná-los para outras competições do gênero.

Nesta edição, foram inscritos 2.796 alunos, dos ensinos fundamental e médio, de 25 escolas públicas e privadas de todo o país. O número, segundo os organizadores, supera em quase 70 vezes o da competição do ano passado, que registrou apenas 40 inscritos.