Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Comifcom acontece neste sábado (10)

Comifcom acontece neste sábado (10)

Evento acontece no câmpus Camaquã

• Publicado: Segunda, 05 de Setembro de 2016, 13h28
  • Última atualização em Segunda, 05 de Setembro de 2016, 14h06

Um evento cultural que certamente movimentará o câmpus Camaquã. Neste sábado (10), das 9h às 17h, será realizado o Comifcom. Mas o que é? Trata-se de um em encontro de cultura geek, promovido por professores e estudantes do câmpus, uma alusão aos Comic Cons, grandes eventos que ocorrem ao redor do mundo e reúne afccionados por filmes, séries e quadrinhos, entre outras produções.

A palavra geek é um anglicismo e uma gíra inglesa que se refere a pessoas peculiares ou excêntricas. Na maioria, fãs de tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, livros filmes, animes e séries.

O evento contará com inúmeras atividades simultâneas em diferentes espaços, entre as quais: palestras, campeonatos de jogos eletrônicos, apresentações de trabalhos relacionando História, Literatura e a cultura geek, oficinas que envolvem eletrônica e ficção científica, desfile de cosplayers, apresentações de dança e música, entre outras.

Segundo o professor do câmpus, Rodrigo Klassen Ferreira, os artefatos culturais como séries de TV, filmes, jogos eletrônicos, histórias em quadrinhos e desenhos animados “conquistam milhões de interessados ao redor do mundo”. Para ele, esses artefatos como portadores de significados e como formas de pedagogia cultural funcionam como uma espécie de currículo que ultrapassa as fronteiras da escola e que contribui para transformar identidades e subjetividades.

“A Comifcom pretende ir além do culto e do consumo desses artefatos culturais e trazê-los oficialmente para o ambiente escolar, aproximando-os das áreas tradicionais do conhecimento de modo a fomentar uma análise crítica e uma visão contextualizada dessas produções”, finaliza o professor.

Confira a programação:

Assunto(s): IFcomic