Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Troca de experiências entre instituições marca 40ª Reditec
Início do conteúdo da página
educação em pauta

Troca de experiências entre instituições marca 40ª Reditec

Dirigentes do IFSul representaram o instituto no maior evento de gestão da Rede Federal

  • Publicado: Quinta, 29 de Setembro de 2016, 01h00
  • Última atualização em Quinta, 29 de Setembro de 2016, 01h00

Com representantes de diversos países, a 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) e o 8º Congresso Mundial da WFCP reuniram, até essa terça-feira (27), em Vitória, no Espírito Santo, mais de mil gestores de instituições de educação para o compartilhamento de experiências comuns e para o planejamento de ações. Essa foi a primeira vez que a Reditec aconteceu paralelamente ao 8º Congresso da WFCP, evento que congrega instituições de todo o mundo para a discussão e aperfeiçoamento da educação profissional.

Reunindo nomes de peso da área, os eventos contaram com palestras e debates sobre o tema na contemporaneidade. Os palestrantes foram o pesquisador britânico Robert Cowen, o sociólogo italiano Domenico de Masi, a executiva americana Deborah Yungner e o diretor da Escola de Negócios Internacionais e Empreendedorismo da Universidade de Steinbeis, em Berlim, Werner Faix.

Os casos de sucesso da Rede Federal também foram compartilhados no evento dentro das Experiências Exitosas. Nos fóruns específicos, dirigentes das instituições dividiram demandas comuns e traçaram estratégias específicas nas áreas de desenvolvimento institucional, educação no campo, ensino, extensão, pesquisa e inovação, planejamento e relações internacionais.

Entre os pontos altos do evento, destacou-se a publicação da Carta de Vitória, documento em defesa da qualidade da educação no Brasil, no qual os dirigentes da Rede Federal posicionaram-se frente à atual situação do país, especialmente no âmbito da educação profissional. Leia a íntegra do texto aqui.

O reitor do IFSul e presidente do Conif, Marcelo Bender, ressaltou a importância da Rede Federal, hoje com mais de 850 mil matriculados, para o desenvolvimento da educação no Brasil e enfatizou a importância do evento: “Enxergamos nesse evento o marco dos balizadores que traçarão o futuro da Rede Federal”.

Dirigentes do IFSul representaram a instituição no evento

Além da ampla programação de palestras e debates, os fóruns específicos e as reuniões regionais foram espaços de grande troca de experiências entre membros da Rede Federal. Compartilhando demandas, ações e planos do instituto com demais gestores da Rede, os dirigentes do IFSul trouxeram na bagagem uma gama de boas práticas para aperfeiçoar seus processos de trabalho na instituição.

Troca de experiências - Não foi apenas a presença no evento que trouxe novos aprendizados. Aproveitando a ida ao evento, os diretores-gerais do câmpus avançado Novo Hamburgo, Gelson Corrêa, e do câmpus Lajeado, Cláudia Schwabe, visitaram o câmpus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo, onde conheceram a estrutura, os laboratórios, as incubadoras e a experiência do Laboratório de Educação em Desenvolvimento e Soluções (Leds). A visita rendeu aos gestores a ampliação da rede de contatos e novas ideias para levar a suas respectivas unidades.

A troca de experiências com outros diretores-gerais, aliás, foi um dos pontos altos da Reditec para Cláudia. Segundo ela, a possibilidade de intercâmbio de informações entre os dirigentes foi fundamental para ampliar seu crescimento como diretora de câmpus. “Outros gestores passam por problemas e desafios semelhantes, e a possibilidade de maior contato para trocar e esclarecer dúvidas é imprescindível”, destacou. Retomando alguns tópicos da palestra de Domenico de Masi, segundo o qual o conhecimento deve ser compartilhado, a diretora concluiu: “se fizermos isso, de doar conhecimento, estaremos cumprindo nossa função como docente e nossa missão como IF”.

O compartilhamento também foi lembrado pela diretora-geral do câmpus Santana do Livramento, Roberta Bermudes. “Sentimos a honra de ter, cada vez mais, a certeza de que o Instituto Federal é patrimônio do Brasil por ter em sua essência: ‘inspirar e eternizar a humanidade’”, resumiu a docente, dizendo que, juntos, os servidores, discentes, familiares e sociedade são a “potência do ontem, hoje e amanhã, conectados pela mesma paixão”.

Internacionalização em pauta - Devido a seu amplo e reconhecido trabalho na área, a diretora de Assuntos Internacionais do IFSul, Lia Pachalski, foi à Reditec como integrante da equipe de apoio em relações internacionais do evento. A diretora comenta que, para a área, o evento deste ano foi um verdadeiro marco, pois contou com uma programação internacional que deve ser repetida nas próximas edições. No fórum específico do tema, a gestora destaca que foi apresentada a base para um planejamento estratégico da Rede Federal em relações internacionais.

Para o IFSul, os bons frutos da Reditec também foram colhidos nessa área: Lia ressalta que a troca de experiências com os parceiros internacionais fortaleceu os projetos em andamento com países como Canadá, Finlândia, Moçambique e China. “Para a Diretoria de Assuntos Internacionais, a participação aqui foi fundamental para encontro com outros IFs e a troca de boas práticas”, ressaltou.

Reflexão sobre o papel da educação – Ouvir a experiência de pesquisadores mundialmente reconhecidos foi, de acordo com a diretora-geral do câmpus Charqueadas, Luciana Loponte, uma oportunidade de refletir sobre os modelos e sobre o papel da educação no Brasil. Intercambiar experiências durante as reuniões regionais, segundo ela, representou uma oportunidade ímpar de planejar um trabalho efetivamente em rede.

Orçamento foi tema de discussão na Reditec - Assunto fundamental para a manutenção das instituições, o orçamento destinado aos institutos foi amplamente debatido no evento. A pró-reitora de Administração e Planejamento do IFSul, Adelaide Neis, aponta que, no fórum específico sobre planejamento, aconteceram discussões sobre as dificuldades orçamentárias enfrentadas pela Rede, bem como a troca de experiências sobre as estratégias utilizadas pelas instituições para vencer os desafios de encerrar o exercício de 2016.

“A Reditec foi o momento de discutir o panorama atual das instituições e estabelecer os elementos que geram maior tensão nas relações com o governo federal”, destacou a pró-reitora. Ela conta ainda que foram formadas algumas comissões para discutir elementos que compõem a matriz orçamentária e que servem como parâmetros para a distribuição dos recursos entre as instituições, como a reavaliação dos pesos dos cursos na matriz, discussão sobre a carga horária dos cursos, educação a distância, eventos e extensão, dimensionamento dos câmpus, entre outros.

Também participaram da comitiva do IFSul no evento o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Marcos Betemps; o diretor de Desenvolvimento Institucional, Mauro Cunha; o diretor-geral do câmpus Camaquã, Geraldo Barbosa; e o diretor-geral do câmpus Venâncio Aires, Cristian Oliveira da Conceição.

Fim do conteúdo da página